Resenha: Espelho, Espelho Meu... Agora o Espelho é Deus


 
Título: Espelho, Espelho Meu... Agora o Espelho é Deus
Autora: Emanuelle Sales
Páginas: 83
Editora: Produção independente 
Ano : 2013
Classificação: 4/5

Sinopse: 
Posso nunca nem ter ouvido falar sobre você, mas garanto que sei muito a seu respeito. Por exemplo, aposto que já abriu o guarda-roupa e reclamou: "Não tenho nada para vestir!". Tenho certeza que já chorou arrependida por ter cortado o cabelo, que já se pegou pensando em fazer uma cirurgia plástica e que já resolveu trocar de roupa quando já estava prontinha para sair. Também sei que, por ser cristã, já ouviu muita gente dizer que você não pode usar isso nem aquilo. Mas e aí? Com tantas coisas sérias acontecendo no mundo, será que Deus se importa com esses "detalhes" do nosso universo feminino? O que Ele pensa sobre tudo isso?

Em um universo cristão cada vez mais incoerente e perdido em meio a tantos ventos de doutrinas, bons livros como Espelho, Espelho Meu... Agora o Espelho é Deus vem bem a calhar. Visto que sua proposta é contemporânea à mulher cristã do século XXI, mas ao mesmo tempo têm seus alicerces firmes na Palavra de Deus. Sem dúvida alguma é uma obra essencial ao público feminino!

A autora, desde as primeiras páginas, expõe o seu posicionamento sobre a aparência dos filhos e filhas de Deus, segundo ela, o Criador se importa. Assim, todos os capítulos e temas abordados partem do pressuposto de que a aparência de um cristão é um dos detalhes da vida humana pelos quais Deus se interessa. Portanto, é perceptível que o objetivo da escritora é conscientizar e auxiliar as filhas de Deus a glorificarem o nome dEle através de si mesmas e agradarem-no. Portanto, ler Espelho, Espelho Meu... Agora o Espelho é Deus é receber uma consultoria de imagem que se adéqua aos parâmetros bíblicos.
E não se engane achando que Ele faz uma seleção do que é mais importante a fim de não perder tempo com coisas supérfluas. Para quem é onisciente e onipotente não existe esse tipo de distinção. (...) TUDO o que faz parte da vida humana Deus considera de extremo valor.
Embora a obra da jornalista Emanuelle Sales seja sobre beleza, a leitura começa com uma reflexão prática sobre o nosso relacionamento com Deus. A partir daí, dez capítulos abordam todas as possíveis dúvidas de uma mulher sobre a aparência. De maquiagem à pintura das unhas, de cirurgia plástica ao uso de joias, de feminilidade à insegura pessoal, de falsas aparências à beleza interior, tudo isso e muito mais você encontra nesse livro. Há ainda, muitos conselhos preciosos em suas páginas.
É fundamental você saber que não se resolve o vazio no peito e nem a insegurança com uma mudança no visual.
Vale ressaltar também que a leitura é leve e fluida, pois a escrita é numa linguagem simples. Além disso, inúmeros versículos bíblicos, exemplificações e citações compõem a obra. Em contrapartida, à medida que a leitura avança a sensação de familiaridade com a autora e com as convidadas colaborativas torna-se quase palpável, pois elas escrevem de maneira pessoal, em primeira pessoa e compartilham experiências de vida. Ou seja, elas não ditam regras ou dão aula, elas, queridos, colocam-se de igual para igual, confessam estar no mesmo barco que nós, um barco que rema contra a correnteza da natureza humana.

Porém, apesar de eu ter gostado muito de Espelho, Espelho Meu... Agora o Espelho é Deus, creio que ele deixou a desejar, tendo em vista que poderia ser um livro muito mais enriquecedor. Particularmente, penso que faltou citações de autoridades do assunto, referências da moda não cristã que promovem a decência; faltou ênfase na argumentação relativa à decência e bom senso como sendo algo que transcende o universo cristão. Sob esse ângulo, o livro poderia, além de conscientizar as leitoras, muni-las de conhecimento e argumentos para que, uma vez questionadas sobre a aparência por descrentes, elas pudessem dispor de respostas inteligentes.

Mas, em resumo, Espelho, Espelho Meu... Agora o Espelho é Deus é um livro edificante. Eu o recomendo especialmente para adolescentes e jovens mulheres. Além disso, o fato do livro ser pequeno e fluido torna-o uma ótima indicação para quem não gosta de ler. No mais, se você gosta de assistir aos vídeos da Manu do canal Bonita Adventista, não tenho dúvida de que gostará ainda mais do primeiro livro dela e, assim como eu, não se arrependerá da leitura. Vale a pena ler!

6 comentários:

  1. O livro parece ser excelente.
    Sobre o mesmo assunto, um livro que li e recomendo leitura é:
    Não sou a mulher maravilha, mas Deus me fez maravilhosa, da Sheila Walsh ;)
    Parabéns pela resenha, Bia ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e pela dica de leitura, Pri!
      Amo te ver por aqui!
      Beijos.

      Excluir
  2. Que resenha que enche o coração de amor! Sinto-me honrada por aparecer por aqui. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu estou louca para ler esse livro, adorei a sua resenha. bjs
    É a Jeni do @eledoficial

    ResponderExcluir
  4. Esse Livro é muito bom para meninas. A auto estima se eleva ao saber que o nosso espelho é Deus... Livro de conselhos são sempre bem vindos. Já li os três da mesma autora do Blog Bonita Adventista e todos três são bons.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial