Resenha: A História Épica do Povo Judeu


 
Título: A História Épica do Povo Judeu
Autor: Lawrence Joffe
Páginas: 368
Editora: M. Books
Ano : 2017
Classificação: 3/5

Sinopse: 
A história dos judeus é a narrativa sobre uma tribo errante que fincou suas raízes e se tornou uma nação. Este livro explora a fundo a fé e o povo judeu e seu impacto na civilização, de Moisés e Jesus a Maimônides e Einstein. No início deste livro, você encontrará uma introdução, uma linha do tempo e uma descrição das tradições e festividades judaicas, explicando como ao longo do tempo este povo do Oriente Médio produziu uma série de textos sagrados que compõem o volume mais amplamente lido em toda a humanidade. Atualmente, o Velho Testamento da Bíblia, ou Torá, inspira cerca de 14 milhões de judeus, aproximadamente 2 bilhões de cristãos e, por meio de suas narrativas descritas no Corão, 1,5 milhão de muçulmanos. Por mais de 4 mil anos, o povo judeu sobreviveu a Despeito dos intermináveis ataques e perseguições. Aqui está o relato bíblico de como os patriarcas Abraão e seus descendentes transformaram os nômades hebreus em 12 tribos israelitas que acreditavam num Deus único e num código ético distinto. Intrínseco à história judaica é o tema do retorno à Terra Prometida – Israel – e os séculos de vida na Diáspora, fora de Israel. O antissemitismo corre em paralelo a essa história.

Por que você é cristão? Viver sem conhecer as demais religiões e assim nunca cogitar que possa estar errado é o suficiente? É interessante ou imprescindível conhecer outras crenças? A cultura em que nasceu é o maior alicerce da sua fé? Essas e outras indagações somadas à curiosidade de conhecer a mãe do cristianismo levaram-me a mergulhar na imensidão chamada A História Épica do Povo Judeu. Felizmente, a viagem no tempo valeu a pena!
A história dos judeus talvez seja a vertente mais intricada da história da humanidade.
O livro começa com um índice que por si só já é um conteúdo riquíssimo sobre os judeus e a história deles como um todo. Aliás, ouso dizer que a introdução poderia até mesmo ser usada como fonte de pesquisas, de tão completa que é. Pois, ela contém uma historiografia completa dos séculos anteriores e posteriores a Cristo. Além disso, as festividades e costumes judaicos também são conhecidos ao leitor pelas páginas introdutórias.

Nove capítulos compõem A História Épica do Povo Judeu. São eles: A origem de um povo, e o nascimento de uma fé (1); Exílio, retorno e dispersão (2); A diáspora e a ascensão do cristianismo (3); Judaísmo e Islamismo (4); Da era de ouro para a inquisição (5); A mudança para Ashkenaz (6); As guerras mundiais e o holocausto (7); Sionismo, Jerusalém e Israel (8); A cultura judaica na sociedade moderna (9).

Como diz os próprios títulos, os dois primeiros capítulos se baseiam quase que cem por cento no relato bíblico. Porém, isso se dá de forma extremamente resumida. Além disso, o autor claramente não crê em Deus e nem na Bíblia. Assim sendo, esses primeiros capítulos revelam-se um paradoxo. Particularmente, me incomodei ao ver um autor que se propõe a escrever não ficção relatando, segundo ele, “lendas”. Para mim, foram páginas desnecessárias, tanto por se limitarem aos relatos da Bíblia, ou seja, não trazer descobertas antropológicas ou históricas, quanto por ser incoerente contentar-se com um resumo quando o propósito é buscar aprofundamento. Portanto, minha recomendação é que o leitor leia primeiramente o Antigo Testamento bíblico, pois assim terá uma fonte mais completa e de fácil entendimento, e só então mergulhe no livro de Lawrence Joffe.

Ademais, embora a leitura se torne mais interessante a partir do terceiro capítulo, ainda assim a objetividade me incomodou, pois as informações são ditas sem a criação de um contexto que cative o leitor. Mas, críticas à parte, a obra em questão traz uma série de curiosidades sobre a história dos judeus ao longo dos séculos, abarcando perseguições, relações judaicas com países europeus, contribuição do povo à humanidade, intolerância religiosa sofrida por ele, seitas judaicas e etc. Tudo isso de forma objetiva e escrita em terceira pessoa. No mais, a leitura não é arrastada e nem fluída, visto que a narrativa omite detalhes e enredo, porém, por outro lado, é sucinta e direta, assemelhando-se a um livro didático de história.
Cerca de 1,5 milhão de judeus serviram como soldados na Primeira Guerra Mundial.. Mas, mesmo antes de a Primeira Guerra Mundial eclodir, a vida já era turbulenta para os judeus na Europa Oriental.
Logo, A História Épica do Povo Judeu é uma fonte de conhecimento, mas possivelmente não seja a melhor aposta como entretenimento. Embora eu acredite que o livro pudesse ser melhor, ainda assim a leitura é inegavelmente enriquecedora. Muitas curiosidades interessantes recheiam a obra. Assim sendo, recomendo a leitura para os apaixonados por história, os acostumados a ler não ficção e para aqueles que, assim como eu, ambicionam ter conhecimento suficiente para exercer uma fé racional. Vale a pena ler!


1 comentários:

  1. Opa! Adicionando livro à minha estante do Skoob como "Desejado" e "Quero ler" agora mesmo!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial