Resenha: Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?


 
Título: Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?
Autores: Allan e Barbara Pease
Páginas: 240
Editora: Sextante
Ano : 2000
Classificação: 3/5

Sinopse: 
Neste livro você vai conhecer os importantes avanços da ciência da evolução humana e como suas descobertas se aplicam ao relacionamento entre homens e mulheres. Serão apresentadas algumas conclusões perturbadoras e controvérsias vão surgir, mas vamos nos reconhecer, entender melhor muitas coisas e, certamente, aprender a conviver melhor. Você vai saber entre outras coisas: Por que as mulheres se desesperam com o silêncio dos homens; por que os homens não devem mentir para as mulheres; por que as mulheres são mais fiéis do que os homens; por que os homens monopolizam o controle remoto; por que as mulheres têm dificuldade de estacionar junto à calçada; e por que os homens detestam crítica; por que quando estressados os homens se calam e as mulheres falam tanto.

Quem vê o titulo deste livro pela primeira vez pensa logo de primeira que ele fala somente de sexo, mas not! O livro fala de sexo, mas não só sobre isso. Na verdade, a obra é uma exposição cientifica e bem humorada de nossas (homens e mulheres) diferenças. Não sei muito sobre os autores, porém, pelo que me parece, eles são casados. Comprei o livro em uma promoção numa loja americana, estava custando R$ 9,00 (bom preço pra quem é pobre)!
“Os relacionamentos não dão certo porque os homens não compreendem que as mulheres não podem ser como eles, e as mulheres esperam que os homens se comportem do mesmo modo que elas.”
Então, a proposta dos autores em Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor? é ajudar os cônjuges a se entenderem e a compreender as suas diferenças. Em um estilo bem humorado, os autores apresentam questões como: 

· Por que as mulheres se desesperam com o silêncio dos homens?
· Por que os homens não devem mentir para as mulheres?
· Por que as mulheres as mulheres são mais fieis do que os homens?
· Por que os homens monopolizam o controle remoto?
· Por que as mulheres têm dificuldades de estacionar junto à calçada?
· Por que os homens detestam criticas?
· Por que, quando estressados, os homens se calam e as mulheres falam tanto?

Assim, de forma cuidadosa Allan e Barbara respondem a essas e outras questões. Tipo, eu mesmo não sabia porque os homens deixam sempre o tampa do vaso levantada após usarem o banheiro.
“Quantos homens são necessários para trocar um rolo de papel higiênico? Não se sabe, isso nunca aconteceu”.
A obra está dividida em 11 capítulos, e desde o capitulo inicial os autores procuram deixar claro que, ao dizerem que a mulher é diferente do homem, tanto na forma de pensar quanto na maneira de agir, e quanto à fisionomia também, não estão sendo machistas, sexistas nem incentivando ao machismo, segundo eles, estão apenas apresentando aquilo que a ciência vem mostrando. Os autores são enfáticos ao deixar claro que há sim diferenças entre homens e mulheres, e que toda tentativa de contrariar esse ponto, é ilusão. Mas Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor? também mostra que ninguém é superior a ninguém e até cita pesquisas ao relatar que as mulheres são 3 vezes mais inteligentes que os homens. E, segundo eles, o material para essas conclusões foi extraído de estudos nas áreas da medicina, psicologia, sociologia e antropologia.
“...homens e mulheres processam a informação de modos distintos. Pensam diferentes. Desconhecer este fato é uma receita certa de confusão, sofrimento e desilusão para toda a vida.”
“(...) Nada é igual. Homens e mulheres são diferentes.”
O livro gira em torno dessas questões, ou seja, as diferenças entre homens e mulheres. Pois, segundo os autores, não entender essas diferenças ocasiona problemas sérios, tal como o índice elevado de divórcios. Além disso, os autores discorrem ainda sobre o porquê de as mulheres fazerem muitas coisas ao mesmo tempo e os homens, em geral, não. Trata também de questões de fidelidade, compromisso e casamento sob a ótica de ambos os sexos.

Apesar do titulo dar a entender que o livro fala só de sexo, a parte que trata desta questão resume-se ao capitulo 9, intitulado: Homens, Mulheres e Sexo. O capitulo seguinte trata do casamento, amor e romance. Há centenas de frases de destaque.
“Os homens têm melhor visão que audição (...) Mulheres falam homens querem sossego”. 
Recomento a obra para namorados, solteiros e casados, com apenas um “porém”: os autores não são cristãos pelo que pude notar. Em virtude disso, eles creem no evolucionismo e é possível perceber isso ao decorrer da leitura, pois atribuem tudo a “graças à natureza” e etc. Portanto, se você é cristão, só precisa estar atento a esse ponto. Se você já leu este livro comente aí qual foi a sua experiência com ele. Se ainda não, também pode compartilhar seus pensamentos a respeito dele conosco.











NOTA: Esta resenha foi previamente postada no blog Livros e Missão.

7 comentários:

  1. Li esse livro há alguns anos.
    Não sou casada, mas meus pais são líderes do Casados pra sempre e estou sempre perto de casais em crise.
    Apesar de esse não ser um livro cristão, seus princípios estão corretos e eu recomendo a leitura.
    Parabéns pela resenha, Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, acho super válido, mesmo não sendo casadas, lermos livro desse tipo. Até porque, além de poder ajudar outras pessoas, livros como esse promovem a empatia e nos ajudam a entender melhor o nosso próximo, sendo ele nosso esposo ou não. Que bom que você pensa como eu!
      Aliás, aproveito para compartilhar uma perspectiva pessoal: creio que todos deveriam ler sobre as seguintes áreas: alimentação, visto que todos nos alimentamos; espiritualidade, pois podemos ter ou não uma salvação em jogo e isso é bem sério para ser negligenciado; finanças, já que gastamos dinheiro desde que nascemos e ganhá-lo é crucial para a existência; relacionamentos, uma vez que nos relacionamos desde sempre e para sempre. Enfim, ainda não li o livro resenhado pelo Tomé, mas por ele fazer parte de uma das áreas que citei, e por você e ele terem gostado, pretendo ler. :)

      Excluir
  2. O Tomé White soube extrair a essência do livro sem perder a profundidade. Obrigada por compartilhar em seu blog não só o que você escreve, mas artigos e resenhas de outras pessoas tbm :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo feedback. E sempre que puder colabore com a gente lá no Livros e Missão.

      Excluir
    2. Amiga querida, eu que agradeço por você prestigiar nosso trabalho e por interagir conosco. Ah, e lembre-se: o Oásis Literário está de portas abertas pra recebê-la como colaboradora. ;)
      Beijos.

      Excluir
  3. Desde já, agraço a parceria agora com a Bia aqui no Oásis! Depois de muito tempo, descobri que não estava só nessa jornada de partilhar literatura de verdade em um oceano aonde só a baixa literatura predomina.

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    Já li esse livro a mais de dez anos atrás. Li em menos de um dia. Como não é meu tipo usual de leitura, eu li como se fosse uma revista de curiosidades.
    Abraço!
    Karen Andrade (do Blog Capítulo 1)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial