Resenha: Confissões de Uma Viciada em Internet


 
Título: Confissões de Uma Viciada em Internet
Autora: Fabiana Bertotti
Páginas: 116
Editora: Parole Editora
Ano : 2014
Classificação: 5/5

Sinopse: 
Numa época em que só é válido o que é público, só tem valor o que os outros aprovam é, no mínimo, tempo de pensar no que a internet fez com nosso comportamento. Responsável por um salto gigantesco na comunicação e nos relacionamentos, é ao mesmo tempo vilã e mocinha. Mas como lidar com uma ferramenta tão poderosa que afeta seu cérebro, seu comportamento e até sua espiritualidade? Essas são as respostas que o leitor encontrará em meio às confissões da autora.
Se você tem uma conta no Facebook, Instagram ou WhasApp, acessa a internet mais de uma vez por dia ou tem um smartphone, não tente fugir: este livro é pra você!

Em Confissões de Uma Viciada em Internet, de maneira profunda, porém sucinta, Fabiana Bertotti, – Jornalista, Blogueira e Youtuber –, expõe diante dos leitores suas confissões sobre seu vicio em internet.

Uma característica muito legal que notei desde o início da leitura, foi que a autora realmente apresentou confissões ao invés de impor aos leitores o que ela pensa sobre a internet. Tudo em tom humorístico. Aliás, mesmo sendo cristã, Fabiana não trata a internet como sendo uma “arma do cão”, tal como é costume de um grande número de evangélicos. Longe disso, a autora apresenta os benefícios que a humanidade obteve e continua obtendo com essa invenção.
"O celular conectado era uma extensão do meu corpo, sem exagero, e estava comigo nas refeições, na hora de dormir e até no banheiro." 
Despretensiosamente, a famosa Youtuber descobriu que estava viciada em internet. Após essa descoberta, a questão que permanecia em sua mente era: o que farei a partir de agora? A partir daí ela entrou em uma luta contra seu vicio, e chegou a passar meses sem celular. Posteriormente, a autora firmou um pacto consigo mesma em relação à redução das horas que devia passar usando as redes sociais.
"Faltar bateria era um pesadelo e, ao chegar a qualquer lugar, primeiro me certificava da tomada mais próxima".
A obra contém nove preciosos capítulos, e aborda questões como a banalização do sexo na internet, com um foco especial na facilidade que a web forneceu à industria do sexo; o impacto da internet em nossa saúde e em nossos relacionamentos; e os perigos de nos expormos demasiadamente nas redes sociais.
"Quem nunca esteve numa reunião de amigos e se deu conta de estarem todos conectados em seus tablets e computadores, falando e vendo gente de longe, quando os outros estavam ali, órfãos de atenção e contato físico?".
É importante salientar que Confissões de Uma Viciada em Internet contém varias pesquisas relacionadas à internet, bem como dados sobre os problemas que ela causou nas famílias ao redor do mundo. Além disso, o livro também discorre sobre a perda da identidade pessoal e da individualidade pós-advento da internet, além da superficialidade que ela causou em muitas pessoas. No capitulo oito, por exemplo, há uma abordagem sobre a maneira como o uso desequilibrado da internet pode causar desinteresse pelos costumes religiosos (oração e estudo das Escrituras Sagradas). Já no penúltimo capitulo (#O Retorno), é nos apresentado orientações sobre como dominar a internet, ao invés de deixar-nos dominar por ela.

Em suma, um dos pensamentos centrais do livro é: a internet, de forma geral, pode ser uma benção ou uma maldição, dependendo da maneira como a usamos e da quantidade de horas que nos dedicamos a mesma.  Considero importante a leitura dessa obra, especialmente para nós que amamos as redes. 

NOTA: Esta resenha foi previamente postada no blog Livros e Missão.

2 comentários:

  1. Ótima resenha!!
    Embora fininho, o livro parece muito bom! É tão legal quando o autor se abre e divide fraquezas e e experiências, né? Em vez de só "dar de dedo". Gosto muito da Fabi!

    ResponderExcluir
  2. Amo a Fabi e acompanhei ela e o Rodrigo por muito tempo no YouTube, mas ultimamente estou sem paciência pra vídeos.

    De qualquer modo, sempre leio o blog dela e do marido dela e gosto demais dos textos.

    Nunca li nenhum livro dela, mas quero ler. Esse aí, por exemplo, está na minha lista de desejados ;)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial