Resenha: Conselhos Sobre o Regime Alimentar


Título: Conselhos Sobre o Regime Alimentar
Autora: Ellen G. White
Páginas: 512
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Ano: 1938
Classificação: 5/5

Sinopse: As afirmações enquadradas neste volume foram escritas, muitas delas, em uma época em que a ignorância prevalecia no setor dietético e quando a reforma alimentar era impopular. Tem sido uma satisfação testemunhar com o evoluir da marcha do estudo científico, a plena veracidade dos grandes princípios expostos nesta obra. Que os conselhos dados contribuam para a conservação de nosso mais rico tesouro: A saúde.

Sem dúvida essa foi uma das leituras mais surpreendentes que já fiz ao longo da vida! Mesmo já possuindo certa experiência com esse tipo de literatura eu não me encontrava preparada para a abordagem que Ellen G. White fez do tema. Pois, a obra vai muito além de meros conselhos sobre o regime alimentar. Digo isso porque diferentemente do que já li por aí a autora constrói todo o livro em cima da crença de que nós, seres humanos, somos criaturas de um Deus tão maravilhoso que sabe e deseja o melhor para nós em todos os aspectos de nossa vida, inclusive o da alimentação. Com certeza essa abordagem foi um grande e extraordinário diferencial.

Ao mergulhar na obra somos tocados, embora haja muita informação, afinal o livro se chama Conselhos Sobre o Regime Alimentar, sentimo-nos comovidos com a constante lembrança do cuidado e amor de Deus para conosco. A sensação que me preencheu no decorrer da leitura foi que eu estaria conscientemente me privando das bênçãos do meu Senhor se não colocasse em prática as recomendações que estava tendo a oportunidade de conhecer. Além disso, senti-me inspirada, e creio que acontecerá o mesmo com qualquer leitor da obra, a usar o meu corpo para a glória de Deus.

De início a autora nos apresenta as razões para fazermos uma reforma não só alimentar como também em nosso estilo de vida. O interessante é como ela faz a todo tempo links com as nossas raízes, nossos primeiros pais e a relação que há dos hábitos alimentares com a vida espiritual. Somos convidados a repensar nosso presente e nos preparar para o nosso futuro no céu.
“Tenha-se em mente sempre que o grande objetivo da reforma da saúde é garantir o desenvolvimento mais elevado possível da mente, da alma e do corpo. Todas as leis da natureza – que são leis de Deus – foram destinadas para o nosso bem. A obediência a elas promoverá nossa felicidade nesta vida, e nos ajudará a prepara-nos para a vida futura.”
Na continuidade, com uma narrativa direta, leve e reflexiva a autora se aprofunda no regime originalmente concedido por Deus a Adão e Eva. Além disso, encontramos a apresentação da alimentação imprópria como sendo causa de inúmeras doenças e da decadência humana no decorrer dos séculos. Mas, muito mais do que isso o livro em questão nos enche com a esperança de vivermos uma vida com qualidade, uma vez que passamos a conhecer os benefícios das frutas, cereais, pão integral, ar puro, exercício físico, entre outros, e, por outro lado, nos torna conhecidos os malefícios do açúcar e demais produtos rotineiramente utilizados em nossa culinária.

E para fechar a obra com chave de ouro, a Sra. White nos conta sua experiência pessoal com o regime alimentar. Dessa forma, o leitor encontra a possibilidade de sentir as dificuldades que a autora enfrentou e de se maravilhar com as consequências positivas que as mudanças trouxeram à sua vida. Pois, como se estivéssemos ao seu lado, as palavras que lemos parece-nos ser contadas por uma amiga que indica uma mudança nos estilo de vida que ela própria experimentou e afirma valer a pena.
“Aceitei a luz quanto à reforma de saúde ao ser-me ela comunicada. Tem sido grande benção para mim. Tenho hoje melhor saúde...”
“Algumas coisas na reforma eu podia suportar muito bem. Mas, ao fazer essas mudanças, tive combate especial a travar.”
“Agi por princípio e não por impulso. Agi porque acreditei que o Céu aprovaria a conduta que estava seguindo a fim de colocar-me no melhor estado de saúde, para que pudesse glorificar a Deus em meu corpo e espírito, que são dEle.”

Por fim, sou sincera em dizer que este livro me cativou pela forma como o seu tema principal foi tratado. Sendo assim, o indico para todos que desejam conhecer mais os planos de Deus pra si e que tiverem vontade de se permitirem ser motivados a transformar seu estilo de vida e regime alimentar para melhor e, consequentemente, desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

NOTA: A primeira edição desta obra foi publicada com o objetivo de ser usada pelos universitários do curso de medicina da Andrews Univesrsity. No entanto, "Conselhos Sobre o Regime Alimentar" fez tamanho sucesso que a editora decidiu lançar uma segunda edição, porém, agora para o público comum. Felizmente, como resultado, hoje Loma Linda (Califórnia) apresenta mais de 80% da sua população como sendo vegetariana e, consequentemente, possui a maior taxa de longevidade do planeta.

                              



5 comentários:

  1. Ótima resenha deste livro maravilhoso. Realmente temos neste livro uma sabedoria espetacular, cujos frutos serão colhidos por aqueles que se aventurarem nesta "reforma de saúde".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nilton!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, mas mais ainda que tenha gostado do livro. :)

      Excluir
  2. quantos leitos de hospitais não estariam vazios se essas regras de saúde fossem seguidas! Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte voltando ao principio, pois aquele que nos criou sabe o que é melhor para nós...

    ResponderExcluir
  3. Sou vegetariano estrito há 20 anos, e tudo ou a maioria das coisas que sei sobre alimentação aprendi com essa mulher. Sigo seus conselhos e posso testemunhar com minha vida que é importante seguirmos uma alimentação saudável e equilibrada, sem com isso cair no radicalismo e fanatismo de achar que seremos salvos pela "soja". Digo isso, porque há muitos cristãos que creem na salvação pela soja ao invés de pela graça por meio da fé. Bia, amei essa resenha! Porque não conchei seu blog antes? Dê também uma olhada em meu blog: www.livrosemissao.com e aguardo seu feedback

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que experiência inspiradora! Eu sou ovolactovegetariana há cinco anos apenas. Li esse livro depois de uns dois anos que havia tomado a decisão de me abster das carnes e fiquei ainda mais decidida a continuar com a alimentação saudável.
      Que bom que gostou da resenha! É muito gratificante ler comentário como o seu! :)
      Irei separar um momento especial para navegar no seu blog. ;)
      Abraços.

      Excluir

Postagem mais recente Página inicial