Por um Mundo Menos Cibernético


 
Em tempos de internet de fácil acesso, redes sociais e aplicativos de mensagens, eu me pego pensando sobre aonde o carinho despido de exibicionismo pode ter ido parar e porque o interesse genuíno decidiu fugir com ele. Desconfio de que a facilitação das interações sociais, tão prometida a nós pelo advento tecnológico, esteja se revelando mais utópica na prática do que na teoria. Ou, quem sabe, o contato excessivo com as telas tenha nos transformado em seres um tanto parecidos com elas: frios e previsíveis.

Sei que somos os felizardos membros de um mundo globalizado e que a vibe do momento são as mídias sociais, mas, talvez, ao invés de pontes nós estamos, na verdade, construindo muros. É gente demais digitando enquanto há um botãozinho de gravação disponível. É gente demais escolhendo digitar enquanto a ligação é uma alternativa. É gente demais telefonando quando o encontro é uma opção. É gente demais parando para tirar foto quando aproveitar o momento é uma possibilidade. Infelizmente, é gente demais optando pelo colorido de uma tela ao invés de contemplar de olhos bem abertos a aquarela da vida.

Que me desculpem os viciados de plantão, mas o “oi” virtual jamais chegará aos pés do “ô de casa” lá no portão. O bate papo online, por melhor que possa ser, nunca superará a ligação despretensiosa. Já o emoction com biquinho em formato de coração, bom, este aí nem se compara ao gostoso beijinho estalado. Não se engane, telas não bastam.

Ao menos para mim, definitivamente as telas não bastam. Eu preciso das pessoas. Eu sinto falta das pessoas. Gosto da energia eletrizante da casa cheia, do som das vozes que enche o ambiente e das pessoas tão intimamente entrosadas que se esquecem das redes sociais e da necessidade de se exibir nelas. Sinto falta de pessoas com consciência de que a felicidade não carece de curtidas, mas sim de vivência. Sinto falta, muita falta, do calor humano que tela nenhuma pode me oferecer.

Mas não me entenda mal, eu tenho os meus momentos de ócio em que troco horas de sono por conversa fiada no whatsapp. Já perdi tempo da vida descendo sem parar a timeline do Facebook. Me preocupo com a maquiagem antes de uma foto. O problema é que também sou conhecida por visualizar a conversa e só responder três dias depois, de fazer uma pergunta e ficar ofline antes de receber a resposta. Talvez eu simplesmente tenha matado as aulas em que ensinaram pra toda essa geração que conversa escrita é algo assim tão bom, essa é uma teoria. Contudo, pra ser sincera, sofro do mal da impaciência quando o assunto são as telas.

É bem verdade que existe um céu na área de trabalho do meu celular e do notebook também, confesso. Mas às vezes ainda coloco a cabeça para o lado de fora da janela, pois imagem alguma consegue reproduzir o tom vívido e deslumbrante de azul que se estende sobre nós. Prefiro as conversas sobre o tempo e até mesmo o silêncio constrangedor de dois  seres que ainda não se conhecem direito às palavras ensaiadas de uma conversa virtual. E se for para deixar digitais, daí sou mais corações à touchescren. Talvez seja por isso que hoje, de todas as versões de um mundo melhor com o qual eu possa sonhar, apenas desejo um que me ofereça menos telas e mais pessoas.


2 comentários:

  1. Que artigo!! Você tem toda razão. Porque, abraçar, beijar, conversar cara acara, casa cheia de amigos e familiares, ainda é melhor que o virtual. Uma grande prova disso é que quando chega o final do ano, normalmente saímos todos para ficarmos com os familiares, ou nos preparamos para recebê-los. Bia, sobre esse assunto, se ainda não leu, leia os livros : Confissão de uma viciada em internet de Fabiana Bertotti , HiperConectados de Kátia Oliveira e o novo lançamento da cpb, Mundo Virtual. Tenho a resenha da obra de Fabiana Bertotti em meu blog: www.livrosemissao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuito contente em saber que gostou do meu texto! Obrigada pelo carinho e pelas sugestões! O livro da Fabi eu tenho vontade de ler, já os outros dois eu não conhecia. Vou procurar pelos títulos. ;)
      Visitarei seu blog e lerei a resenha com o maior prazer!
      Abraços.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial