Resenha: Vida e Ensinos


 
     


Título: Vida e Ensinos
Autora: Ellen G. White
Páginas: 272
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Ano : 1933
Classificação: 4/5

Sinopse: Esta obra narra a empolgante história de Ellen G. White desde os seus anos de infância, quando já se empenhava como ganhadora de almas. São retratados vividamente o fervor dos tempos do reavivamento milerita, a tristeza pelo desapontamento de 1844, as lutas dos tempos pioneiros do adventismo do sétimo dia e a expansão gloriosa da tríplice mensagem angélica.

Intenso, emocionante e arrebatador! Definitivamente é um livro altamente marcado por sentimentos, confissões e experiências dramáticas, mas, ao mesmo tempo, maravilhosas e enriquecedoras, as quais envolvem o leitor por inteiro. Foi assim comigo.

O livro escrito de forma autobiográfica nos apresenta a oportunidade de conhecer a história de Ellen G. White escritora americana de não ficção mais traduzida do mundo. Porém, sem dúvida alguma e por experiência própria, digo que com sua narrativa em primeira pessoa, escrita de forma fluída e transparente, a Sra. White nos proporciona uma experiência única: sentir suas emoções, viver seus dramas, enxergar por seus olhos as inúmeras visões relatadas neste livro e nos inspirar com a vida de uma cristã que fez tudo o que estava ao seu alcance para honrar a Deus com o seu viver.

Nas primeiras páginas, ao narrar a infância, a autora nos transporta ao seu passado. Sendo assim, logo de início a pequena Ellen divide com o leitor a fatalidade que marcou o seu 9º ano de vida e trouxe dificuldades para todos os seus demais anos vividos.
“Quando pude tomar parte nos brinquedos com minhas amiguinhas, fui obrigada a aprender a amarga lição de que nossa aparência pessoal muitas vezes estabelece diferenças no tratamento que recebemos dos companheiros”.
Particularmente vi nesse trágico episódio mais do que uma transformação física, percebi uma mudança espiritual. Pois, acredito que a Ellen G. White – pioneira do adventismo do sétimo dia e reconhecida por milhões ao redor do mundo como profetisa – começou a desabrochar desse infortúnio sofrido na meninice.

A narrativa prossegue e a cada página virada encontramo-nos mais e mais imersos na vida da irmã White. Dessa forma, vamos tomando conhecimento dos medos e angústias que a real protagonista carregou consigo durante a juventude. Tomamos par dos detalhes do seu lado esposa e mãe. Emocionamos-nos com sua experiência espiritual que lhe concedeu a paz. E, ao acompanhar o seu crescimento em Cristo, as primeiras apresentações públicas e testemunhos, inevitavelmente crescemos e amadurecemos em nossa fé.

Por outro lado, por meio de Vida e Ensinos, é possível discorrer sobre os pormenores do surgimento do advento, a sede de propagar a boa nova da volta de Jesus presente nos conversos da época, adquirir conhecimento histórico relativos à Igreja Adventista do Sétimo Dia e às contribuições que Ellen G. White deu para a consolidação da mesma.
“Cada momento me parecia ser de máxima importância. Eu pressentia que estávamos trabalhando para a eternidade... Muitas vezes visitava famílias e empenhava-me em fervorosa oração com aqueles que estavam oprimidos por temores e desânimo. Minha fé era tão forte que nunca duvidava, um momento que fosse, de que Deus atendesse as minhas orações”.
Na continuidade surge, linha após linha, a tristeza dos desapontados de 1844. Ao ler sobre o caos que o adventismo primitivo passou somos levados a refletir sobre os alicerces e limites da nossa fé, ora nos identificando com um dos grupos que surgiram no pós-desapontamento, ora sendo levados a avaliar a nossa própria vida espiritual.

Em linhas gerais, Vida e Ensinos é uma prova de como Deus capacita seus escolhidos, pois, ao conhecer as limitações de Ellen e ao mesmo tempo sua história de vida, torna-se indiscutível a ação do Criador em usá-la para realizar propósitos divinos. Além disso, a obra nos ajuda a conhecer melhor o Deus que amamos, visto que por meio da intimidade espiritual da autora percebemos características incríveis de um Pai de amor cheio de cuidado e que sempre está pronto para atender as súplicas dos seus filhos.

Bom, que a obra tem uma alta dose de drama é um fato, mas muito mais certo é que ela apresenta, em dobro, esperança. Visto que por meio das suas visões Ellen nos deixa mais convictos da volta de Jesus e de quão maravilhosos são os planos de Deus pra nós. Outro ponto positivo é a sua linguagem simples, que mesmo sendo um livro do século XIX, é de fácil leitura. No entanto, embora as visões sejam um dos pontos altos do livro, creio que a edição dos escritos de Ellen G. White falhou no excesso de visões colocadas nessa obra. Pois há visões no livro que fogem um pouco da temática autobiográfica e se relacionam mais com os eventos finais, mas felizmente isso não prejudica a leitura.

Por fim, acredito que Vida e Ensinos é um livro indicado para os Adventistas em geral, e também para todos aqueles que têm curiosidade sobre essa grande escritora. Afinal de contas, se o que se espera ao ler um livro é o despertar de sensações e sentimentos e/ou adquirir conhecimento, bom, posso dizer que Ellen G. White foi feliz em escrever Vida e Ensinos.
      
                                                                                                                 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial