Resenha: Vida de Jesus


Título: Vida de Jesus
Autora: Ellen G. White
Páginas: 144
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Ano : 2003
Classificação: 5/5

Sinopse: Escrito em linguagem simples e agradável, este livro retrata, em quadros vívidos, a vida do maior Personagem da História-Jesus Cristo.
Embora os principais fatos de Sua biografia sejam por demais conhecido de todos os que leem a Palavra de Deus, a autora salientou novas belezas da vida de Jesus, e explorou certos aspectos nos quais o leitor talvez nunca tenha se demorado. Cristo aqui revelado como Filho de Deus, que veio ao mundo para cumprir o grande plano divino de salvar a humanidade. E isso foi alcançado ao preço infinito de dar Ele a própria vida.
As cenas de Sua traição, julgamento e morte, bem como de Sua triunfal ressurreição, são descritas de modo a tocar profundamente o coração de todo aquele que crê. Afinal, Ele morreu por você.

Jesus é para alguns um grande sábio, para outros o Salvador. Alguns o veem apenas como um marco na contagem do tempo, já outros o encaram como um personagem inventado. Mas, independente de todas as teorias que o envolvem, fato é que sua história tem transformado a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Por Ele pessoas morreram, pois recusaram-se a negá-lo, em contrapartida, por Ele outros milhares mudaram completamente o seu estilo de vida, substituíram costumes e assumiram novos valores. É inegável, Jesus Cristo é, no mínimo, o ser que mais gerou curiosidade em ao menos um momento da vida de cada pessoa. O livro Vida de Jesus traz justamente a história de Cristo numa narração envolvente, impactante e transformadora.
O Pastor celestial, cuida de seu rebanho espalhado pelo mundo. Ele nos conhece pelo nome. Sabe onde moramos e quem mora conosco. Cuida de cada um como se não houvesse mais ninguém no mundo todo.”
Dentre as varias edições deste livro fui presenteada com a edição de luxo na páscoa de 2004. No entanto, embora eu tivesse um carinho todo especial por esta belíssima obra, apenas vir lê-la há pouco tempo. Confesso ter tido uma experiência tanto literária quanto espiritual maravilhosa, pois o meu Jesus é ali evidenciado, exaltado e sua vida detalhadamente descrita.

Em terceira pessoa a autora narra a infância, juventude e morte de Cristo de forma simples e fluída. O que a Bíblia diz em seus evangelhos ela inclui em sua narrativa, dessa forma os textos bíblicos mesclam-se recorrentemente ao longo da obra com as palavras da autora, porém, diferenciam-se pelas aspas. Particularmente aprecio trechos bíblicos em obras cristãs, creio que a presença deles pode nos aproximar da Palavra de Deus e revelar se o autor está ou não equivocado a respeito do assunto levantado. Sendo assim, sob o meu ponto de vista, a presença de passagens bíblicas em Vida de Jesus enriqueceu e muito a obra.

O livro é dividido em quatro partes, sendo que cada parte apresenta alguns capítulos. A primeira parte abrange o nascimento e infância de Jesus, na sequencia temos a segunda parte decorrendo sobre Cristo e sua forma de se relacionar com as pessoas e com Deus. A paixão de Cristo é toda relatada na terceira parte, a qual compreende seis capítulos emocionantes. Por fim, temos a grande esperança que Jesus trouxe aos humanos com o sacrifício que fez por nós na cruz sendo ressaltada na quarta e última parte.
“Cristo fez tudo isso para provar o quanto Deus nos ama. Viveu na terra para mostrar como podemos honrar a Deus através da obediência à sua vontade. Assim agiu para que, segundo seu exemplo, possamos finalmente viver com ele no lar celestial. (...) O próprio filho de Deus, o Príncipe do céu, por seu exemplo, ensina-nos que devemos obedecer.”
A meu ver o que diferencia Vida de Jesus de qualquer um dos evangelhos são as conclusões de Ellen G. White ao final de cada um dos trechos sobre a vida do Messias. O que ela diz cala fundo em nossos corações e faz-nos refletir. Além disso, as revelações que a autora recebeu contribuem para expandir nossa visão a respeito da vida de Cristo e seu ministério. No mais, Vida de Jesus traz pequenas introduções no início de cada capítulo com informações sobre o contexto histórico relativo ao que será narrado na sequencia ou ainda essas pequenas introduções fornecem ao leitor uma informação que o ajudará a sentir-se familiarizado com o que será dito posteriormente. No mais, a edição de luxo contempla lindíssimas ilustrações que tomam toda uma página, complementando o conteúdo escrito.

Minha experiência com o livro me diz que Vida de Jesus não foi feita pensando em uma determinada faixa-etária, portanto suas palavras podem ser lidas por grandes e pequenos. Além disso, creio que o público alvo dessa obra independe de religião, pois, embora eu acredite que se trate de uma leitura obrigatória para  os cristãos, ela também pode ser lida por agnósticos e pessoas com ou sem fé. Sem dúvida uma leitura agradável, rápida e que merece ser lida por todo ser humano.




0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial