Resenha: Amar Faz Bem

Título: Amar Faz Bem
Autora: Jenna Lucado
Páginas: 150
Editora: Thomas Nelson
Ano : 2013
Classificação: 3/5

Sinopse: Além do talento para escrever, Jenna Lucado herdou de seu pai, o autor best-seller Max Lucado, uma missão: levar encorajamento para quem precisa. 
Em Amar Faz Bem, Jenna apresenta um estudo de seis semanas que irá mostrar a meninas jovens e adolescentes os muitos diferentes tipos de amor que existem e o que cada um pode significar. São seis estudos que mostram a qualquer adolescente que a Bíblia ensina exatamente o que é o amor, e que as mulheres na Bíblia são os exemplos mais fortes das aventuras e percalços do amor. Para tanto, Jenna usa as histórias de Maria Madalena e outras personagens, como a mulher samaritana, para ilustrar o plano de Deus. 

Amar Faz Bem me fez descobrir que livros relativamente bons também são capazes de nos desapontar, para isso, basta apenas que sejam vendidos de maneira enganosa. Com uma capa que traz mãos entrelaçadas e uma sinopse que indaga o leitor sobre o amor verdadeiro e a diferença deste das paixões, somos levados a pensar que a autora nos fará mergulhar num aprendizado sobre os relacionamentos amorosos sob o ponto de vista cristão. No entanto, o segundo título de Jenna Lucado não tem relação alguma com qualquer espécie de amor humano. Mas, ao versar sobre o amor mais lindo do universo, a leitura compensa sua imagem equivocadamente vendida, embora, mesmo assim, a sensação de desapontamento perdure.
“Acho que o amor pode ser confuso porque o mundo lança muitas definições, muitos exemplos e conselhos diferentes sobre o que ele é. É como uma camiseta tingida em várias cores, matizada. Todas essas opiniões, todos esses conselhos e crenças que giram ao nosso redor, confundindo-se uns com os outros, nos deixam confusos e nos perguntando: ‘O que é o amor no mundo?’”.
A filha do conhecido escritor cristão Max Lucado, definitivamente herdou a escrita simples, direta e pessoal do pai. Jenna, em primeira pessoa, convida às leitoras a serem suas amigas por seis semanas. Assim sendo, ela dá vida a um estudo bíblico personificado em livro interativo. Ou seja, o público alvo de Amar Faz Bem é declaradamente feminino, porém, em minha humilde opinião, o livro foi escrito pensando nas adolescentes e não no público feminino como um todo. Essa impressão que tive não se deve ao tema dos capítulos, mas sim à maneira superficial usada para destrinchar cada assunto.

O sumário traz a divisão do conteúdo em semanas, revalando o caráter estudantil da obra. Todavia, eu não tive paciência para fazer a leitura da maneira proposta, pelo contrário, li a obra em questão de horas. Contudo, creio que para maior apreciação dos temas propostos o ideal é de fato “interagir” com a autora e lê-lo num momento devocional. Jenna Lucado a todo tempo usa de verbos imperativos, tai como ore, leia a passagem X, escreva seu pensamento, decore o versículo Y, e por aí segue com alguns comentários, sempre dirigindo-se diretamente às leitoras.
“Jesus é nossa definição de amor, nosso exemplo de amor e nosso conselheiro principal sobre o amor. Ainda não sabemos o que fazer e tomaremos decisões erradas sobre o amor? Sem dúvida. Não há problema nisso. Ele nunca será compreendido por completo. Mas felizmente temos um Deus que o compreende. Então vamos manter o olhar nele. No autor do amor. Na fonte do amor. No amor acima de todos os amores.”
Sem dúvida alguma Amar Faz Bem tem uma diagramação linda, possui um conteúdo verdadeiro, evidencia a maior verdade absoluta (Jesus é amor) e concede às leitoras a oportunidade de realizar um estudo bíblico focado exclusivamente no amor divino. Por outro lado, o subtítulo (tudo o que uma garota deveria saber sobre o amor) é um tantinho exagerado e poderia ser reescrito como: tudo o que todos os cristãos precisam saber sobre o amor de Deus. Portanto, o livro é agradável e eu o recomendo, principalmente às adolescentes e novas cristãs na fé, porém, ressalto apenas que o bom é estar ciente de que Amar Faz Bem é apenas mais uma ferramenta criada para nos ajudar a compreender o amor de Deus por nós.  

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial