Resenha: Imagem & Semelhança


 
Título: Imagem e Semelhança
Autora: Emanuelle Sales
Páginas: 79
Editora: Produção independente 
Ano : 2014
Classificação: 5/5

Sinopse: 
Ter pessoas como modelo de vida pode ser decepcionante. Acreditar que elas têm o estilo ideal e perfeito é cair no engano. Sonhar em ser igual a algum humano é viver com base insegura. Espelho perfeito mesmo é nosso Deus! E é olhando para Ele que nos tornamos como Ele. Afinal, pela contemplação somos transformados. Você deseja ter essa Imagem & Semelhança? Gostaria de saber a melhor forma de tratar as pessoas e a si mesma? Anseia a verdadeira autoestima? Este livro vai tocar a sua alma. Ria, se emocione e reflita lendo com o coração.

Há quem diga que quem tem um livro nunca está sozinho. Como leitora experiente eu discordo desse pensamento, pois ele pressupõe que um livro é sempre um amigo ou, no mínimo, uma boa companhia. Nem todos são assim, muitos são mero entretenimento. Todavia, há livros como Imagem & Semelhança, os quais se travestem verdadeiramente em amigos, te olham nos olhos, te convidam para uma conversa inteligente, e de quebra te colocam pra cima com bons conselhos e palavras de ânimo. Sem dúvida, quem tem Imagem & Semelhança nas mãos não está sozinho!

E de fato não está, pois de capa a capa a sensação promovida pela leitura é de que a Emanuelle Sales, blogueira e youtuber cristã, está sentada ao nosso lado, abrindo o coração, compartilhando seus pensamentos, aprendizados e opiniões. Semelhante experiência também é experimentada ao ler o que foi escrito por Cristiane Sales e Naysa Rabelo, as duas convidadas colaborativas. Em virtude disso, essa é a uma obra fluida e de fácil entendimento; daquele tipo que a gente lê numa sentada.

O livro faz uma abordagem, sem reservas, de diversos temas sobre a vida da mulher cristã. Os capítulos versam sobre as falsas aparências, tipos de personalidades adotadas como referência, gasto exorbitante em roupas e acessórios de beleza, valores, entre outros. Todos os temas se baseiam no seguinte pensamento: pela contemplação somos transformados. Isso faz com que a obra seja coesa e nos apresente uma linda e inspiradora essência. Além disso, a base do livro nos remete ao maior dos livros e nos motiva a contemplar mais e mais o nosso criador.
Contemplação poderia ser sinônimo de transformação. Fixe seus olhos em algo bom, e será aprimorado. Faça o mesmo em algo negativo, e correrá para a ruína. Por isso que é tão importante olhar para Deus o tempo inteiro.
Embora farto em crítica social e recheado com bons conselhos, é o caráter particular de Imagem & Semelhança, dotado de percepções sobre o universo feminino, que conquista o leitor. Lê-lo é mergulhar numa boa conversa sobre beleza interior e estilo de vida. Ademais, as fraquezas da autora e de suas convidadas não são omitidas, fato que confere identificação e empatia; mas, sobretudo, inspira. Assim, de mulher pra mulher, esse livro toca a nossa alma.

A minha alma e a minha razão foram tocadas desde as primeiras páginas dessa maravilhosa leitura. Aliás, vale comentar que pontos delicados do íntimo humano são explanados com sabedoria, tais como insegurança, solidão e autoestima. Tudo isso de maneira leve e descontraída, com uma escrita em primeira pessoa e uma linguagem simples. Por outro lado, impressionantemente capaz de nos arrebatar em devaneios.
Não valorize coisas, mas sim pessoas, pois mesmo não sendo eternas, são inesquecíveis. Tenha sempre em mente a paz, a esperança e o amor, pois estes são imperecíveis (I Coríntios 13).
Em linhas gerais, o livro em questão agrega valor e se propõe a ser um grito solitário em meio a uma sociedade (até mesmo a cristã) repleta de ídolos medíocres e vazia de opinião própria, de coerência e de estilo de vida fundamentado em princípios e valores. Por tudo isso e muito mais, indico fortemente a leitura. Seu público alvo é as mulheres cristãs e sua concisão o transforma em uma excelente pedida para quem ainda não tem o hábito da leitura ou dispõe de pouco tempo. Por fim, só me cabe acrescentar que vale muito, muito a pena ler Imagem e Semelhança!

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial