Resenha: Soldado Desarmado


 
Título: Soldado Desarmado
Autora: Frances M. Doss
Páginas: 174
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Ano : 2016
Classificação: 3/5

Sinopse: 
A artilharia pesada em Okinawa multiplicava as vítimas, mas não intimidou Desmond Doss, soldado e homem de fé. Com a coragem e a força da oração acima, ele se recusou a procurar abrigo e carregou, um por um, seus companheiros caídos até um local seguro. Em aproximadamente cinco horas ele resgatou todos os 75 feridos naquele ataque. Este e outros atos heroicos fizeram com que ele recebesse a mais alta distinção que se pode conferir a um soldado norte-americano: a Medalha de Honra.

Livros como Soldado Desarmado lembram-me de que altas expectativas literárias podem ser a melhor e a pior das coisas na vida de um leitor. A melhor quando são superadas, e a pior quando são frustradas. Mas, talvez, dizer que essa biografia tenha me frustrado seja usar um termo excessivamente pesado para descrever minha experiência, porém, infelizmente, eu esperava mais. Em parte isso certamente deve-se à crença de que livros são sempre melhores do que suas adaptações literárias; entretanto, Até o Último Homem merece aplausos, pois conseguiu superar o livro que o inspirou.

A primeira das coisas a se salientar sobre essa obra é que Soldado Desarmado não é a junção dos episódios vividos por um soldado cristão numa guerra, mas sim a compilação biográfica dos diversos fatos que compõem a história de um homem cristão. Portanto, até o meio do livro Desmond T. Doss sequer sentiu as emoções duma guerra.

Os primeiros capítulos do livro são referentes às memórias de Desmon T. Doss sobre sua infância. As vivências são narradas em terceira pessoa e se apresentam ao leitor sob a forma de flashbacks, pois ocorrem durante devaneios do soldado no convés do navio americano. Os relatos são marcados pela proteção divina, dramas familiares e crescimento físico, emocional e espiritual do protagonista. Assim, romance e experiências profissionais são compartilhadas. Sequencialmente, por volta do nono capítulo, surge o soldado desarmado, determinado, íntegro, honesto e cristão, embora só tivesse 23 anos quando foi recrutado. Tudo isso confere a leitura um caráter leve e fluido; logo, o livro é fácil e rápido de ser lido.
“Ao ver situações impossíveis serem resolvidas a seu favor. Desmond reconheceu que Deus estava operando. E sempre se lembrava de agradecer ao Senhor por cuidar dele de maneiras tão maravilhosas”.
Diversas dificuldades para obedecer a Deus foram enfrentadas por ele. Entre elas está a guarda do sábado como o dia do Senhor e a obstinação em não matar, ou melhor, nem mesmo tocar em armas. Entretanto, o clímax da leitura para mim encontra-se bem depois de Doss ser recrutado, pois grande parte da sua experiência no exército foi narrada de modo muito superficial e despida de emoção. Outra crítica, talvez minha maior crítica, seja a maneira como o relacionamento de Doss com Deus foi relatada. Momentos de oração fervorosa, de súplicas desesperadas a Deus e de clamor ao Senhor perante as dificuldades certamente foram omitidas (digo omitidas porque creio que existiram) e em seu lugar o que foi escrito algumas vezes foi: Doss fez uma rápida oração.

Mas, em linhas gerais, embora eu esperasse mais, Soldado Desarmado é uma história inspiradora que prova, através de uma vida, que Deus não decepciona seus filhos. Além disso, a frase “vale a pena ser fiel” está escrito em cada entrelinha. Não tenho dúvida de que livros assim, ou seja, pobre em detalhes, possam pecar no quesito entretenimento, mas com certeza são edificantes. Queridos, a conclusão a que cheguei ao fim da leitura foi: Desmon T. Doss é muito mais que um soldado desarmado agraciado com uma medalha de honra por um presidente americano, Doss é um testemunho vivo, um arauto do Rei.
“Senhor, ajuda-me a salvar só um”.
Portanto, a despeito das minhas críticas eu ainda vejo Soldado Desarmado como uma dica de leitura interessante, tendo em vista que se trata da biografia de um Medalhista de Honra do Congresso Norte-Americano e de um cristão exemplar. Mas, principalmente o indico aos familiarizados com biografias.

15 comentários:

  1. Amei o filme. Ainda não li o livro!
    Excelente resenha, Bia ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Pri! Obrigada! :)
      O filme é muito bom mesmo, mas omite muito sobre a dificuldade que o Doss teve como cristão. Omite muito mesmo. Por outro lado, o filme compensa em emoção. Acaba que o livro e o filme se complementam.

      Excluir
  2. Opa! Biografia é comigo mesmo! Adorei essa dica de leitura, Bia. Irei colocar na minha lista de desejados do skoob logo. 😀 mais uma biografia para minha coleção. 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Bruno! Fico feliz que tenha gostado da sugestão. Eu também goste muito de biografias. Espero que goste de "Soldado Desarmado" e que volte aqui para compartilhar sua experiência conosco. :)

      Excluir
  3. Le o "Soldado Desarmado" no começo achei difícil por não ser muito familiarizada com biografias, mas quando tiver a oportunidade de ler a parte “Senhor, ajuda-me a salvar só um”. Me senti inspirada a continuar, é um livro que indico muito a ler. Conta a vida e tudo que Doss passou, ele é um exemplo de coragem, vida e de como ter uma vida espiritual em dias com Deus.
    Amei sua resenha!! Espero ler as suas próximas resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana a sua experiência literária!
      Fico contente em saber que gostou da resenha. Espero também que você goste das próximas. Obrigada pela visita!
      Abraços.

      Excluir
  4. Terminei o livro com a mesma impressão que a sua: de que o filme superou em muito o livro. Contudo, se não estou enganado, à época da leitura eu pesquisei na internet e descobri que existem outros livros com o seu relato (não traduzidos para o português). Não tive a oportunidade de lê-los, mas acredito que sejam bem mais ricos em detalhes. Independentemente disso, cabe ao leitor saber tirar lições das várias narrativas, independentemente do modo de construção. E a leitura de "Soldado Desarmado" possibilita esse enriquecimento cultural, espiritual e mental. Parabéns pelo site e pela resenha. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Gabriel! Enquanto eu escrevia essa resenha me ocorreu que talvez a experiência de outros leitores tivesse sido completamente diferente da minha. Obrigada por ter compartilhado o que sentiu ao ler este livro, pois assim me senti menos só. Rs...
      Concordo em gênero, número e grau com o que você falou: "cabe ao leitor saber tirar lições das várias narrativas, independentemente do modo de construção. E a leitura de "Soldado Desarmado" possibilita esse enriquecimento cultural, espiritual e mental". Pois, realmente, "Soldado Desarmado" agrega valor. Logo, o fato de acharmos que o livro poderia ser melhor, não faz com que o achemos ruim. Gostei do seu comentário!
      Fico grata pelos elogios!
      Abraços e volte sempre.

      Excluir
  5. Confesso que esperava mais do livro, fala mais da vida cristã do que o fato em si. Quando chega na parte que poderiam descrever o grande feito, talvez o que passou na cabeça do sr. Doss não temos esse aprofundamento, li por curiosidade, mas não recomendaria. Como citou o Gabriel tem outros livros não traduzidos pro portugues, talvez eles falem mais do que eu queria saber!

    ResponderExcluir
  6. Bia, parabéns pelo site.
    Concordo com o que disse, porém permita-me que eu mude o seu olhar para com o livro.
    Existem 3 biografias do Doss e dentre elas escolheram a mais simples para o mercado brasileiro. Aliás nem gostaria de encaixar como biografia, pois o livro parece um diário e foi escrito pela sua segunda esposa, somente isso já faz uma enorme diferença uma vez que ela participou somente do final da vida dele e não vivenciou os outros detalhes, uma vez que no fina do livro é a parte um pouco menos simplificada.
    Gosto sempre de ver o filme e depois ler o livro para enriquecer com detalhes que não foram aproveitados devido o tempo curto do filme. O filme é uma obra de arte e merece muito mais trofeus do Oscar do que ganhou, mas o livro aborda alguns aspectos que ficaram diferentes no filme como por exemplo sobre o pai, como ele conheceu a sua esposa e a vida no exército que foi totalmente mudada no filme para ganhar uma narrativa de drama e emoção. E considerando que não foi ele que escreveu o livro, por si só as partes que falam sobre o cristianismo e Deus têm mais relevância que no filme e isso para mim é muito bom.
    Vamos torcer para que uma outra obra dele venha ao nosso mercado, para aí sim atingir as nossas expectativas. Como um complemento do filme, acho que o livro vale a pena. O mesmo posso dizer do livro e filme "Sully".
    Te desejo sucesso e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, agradeço de coração por ter compartilhado sua experiência literária e ter me feito pensar de um modo mais amplo a respeito do livro. Acho uma delícia essa troca de experiências. Faltam boas conversas como essa na vida. Õ se falta! Mas que bom que o Oásis Literário promoveu isso.
      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Bia, tudo fixe? ou melhor tudo bem? ENTÃO, Li esta obra, amei tua resenha ,porém eu tive a sensação de que o livro é bem melhor que o filme, isso se nós atentarmos para as questões espirituais. Mais ainda assim, achei tua resenha ótima, pois só prova que somos diferentes , entendemos as coisas de forma diferente, e quando isso acontece todos nós somos vencendo, porque podemos ver e conhecer os 2 lados da mesma moeda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomé do céu, que comentário agradável esse seu! Muito obrigada!
      Volte sempre, sua experiência literária é relevante aqui. ;)
      Abraços.

      Excluir
  8. Realmente se trata de uma história diferenciada.
    Este livro me inspirou de diversas formas no meu modo de ver e sentir o mundo. É muito bom ver que existe pessoas boas e generosas no mundo que através da bondade, conseguiu um reconhecimento mais que merecido. Sr. Doss é uma pessoa pura, esses seres estão em extinção no nosso mundo atual. Com a chegada da perversidade, malicia e vontade de passar por cima do próximo que esta em alta na nossa sociedade, enxergo que o Sr. Doss tem uma vaga garantida no jardim do SENHOR. As questões mais básicas como o respeito pelos animais fazem do senhor Doss um homem exemplar.
    Falando um pouco sobre a Sra. Doss, ela foi uma moça de alma cristalina que só fez bem ao mundo. Nos dias atuais, sabemos que o tipo dela (gentil, amorosa, sincera, respeitosa...) está difícil de se encontrar. No filme, o amor de ambos fica bem explicito (pela grande atuação dos atores), no livro, também.
    Que Deus abençoe a todos, proteja-os e liberte do caminho da escuridão (se estiver na luz, fique na luz).
    - Carteiro de Cartinhas de Amor

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Ótima resenha!!

    Eu vi o filme e foi muito impactante!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial