Resenha: Uma Rainha Relutante


 
Título: Uma Rainha Relutante
Autora: Joan Wolf
Páginas: 289
Editora: Bv Books
Ano : 2017
Classificação: 3/5

Sinopse: 
Se você leu essa história como um relato bíblico sobre coragem, experimente lê-la novamente como uma história de amor comovente. 
Ela era uma menina simples que se deparou com uma escolha impossível. Ele era um rei magnífico com um coração solitário.
O amor deles foi uma surpresa divina que mudou o curso da história.
A comovente história de Ester é revivida nesse livro inspirador que vibra com mistério, intriga e romance.

Assim como a maioria das jovens cristãs, eu já me perdi em pensamentos sobre o romance de Ester. Pois, como não se encantar com a história da pobre judia que conquistou o grande rei da Pérsia e transformou-se em rainha? Como não admirá-la por sua coragem e fé? Impossível! Em virtude disso, já assisti a filmes e séries que carregam o seu nome, mas Uma Rainha Relutante foi o primeiro livro que li, dentre os tantos existentes, baseado em sua história. Felizmente posso adiantar que foi uma boa experiência literária.
Ester começara a suspeitar que, por debaixo de toda a opulência e poder em torno do rei, ele era um homem solitário.
A obra da saudosa Joan Wolf começa e se delonga na vida e no cotidiano de Hadassa antes dela se transferir para o palácio. Além disso, muito do processo pelo qual ela passou dentro do harém real antecedente ao encontro com o rei Assuero também são retratados. São quase cem páginas destinadas a essa parte da história. Porém, diferente da Bíblia, o livro em questão não apresenta o nome judeu da protagonista em momento algum. Esse fato é claramente uma das diferenças da história real para a ficção produzida.

Mas, o interessante da porção inicial do livro é que a autora nos ajuda a mergulhar na cultura da época e entender as diferenças entre os judeus e os persas. Ademais, Uma Rainha Relutante apresenta-nos um motivo para Hadassa ter sido levada por seu tio ao palácio. Ou seja, as lacunas deixadas pela narrativa bíblica, em especial o motivo que levou Hadassa ao palácio, são preenchidas na ficção.

A partir do momento em que a protagonista vai para o palácio e transforma-se em Ester a história reconta aquilo que a Bíblia narra, no entanto algumas diferenças são marcantes, as quais omitirei aqui a fim de não dar spoiller. Por outro lado, o romance não é tão arrebatador quanto é vendido na sinopse, pois o amor é construído aos poucos e a paixão não entra em cena. Isso pode ser um defeito para quem cria expectativas ao ler a sinopse, mas passa uma boa mensagem sobre o casamento.

Confesso ainda que a Ester criada por Joan Wolf me decepcionou, a Bíblia conta que ela era uma moça que ganhava a graça das pessoas. Fora isso, a Ester de Joan Wolf decepciona como mulher de fé e temente a Deus. Portanto, sob meu ponto de vista, a personalidade da rainha não foi muito pautada na verdade bíblica. Em contrapartida, os diálogos deixaram a desejar no quesito profundidade e envolvimento.

Por fim, é importante salientar que Uma Rainha Relutante é uma história sem furos, bem narrada em terceira pessoa e que explora o amor, mas não a paixão. Suas páginas são bastante fluídas e diferem da Bíblia em vários aspectos, contudo passam boas mensagens e promovem um bom entretenimento. Assim sendo, indico o livro para quem gosta de romances de uma forma geral, faço apenas a ressalva de que as leitoras o leiam sem grandes expectativas. 

3 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial