Resenha: Geração de Valor

Título: Geração de Valor
Autor: Flávio Augusto da Silva
Páginas: 208
Editora: Sextante
Ano : 2014
Classificação: 3/5
Sinopse: Desde que nascem, as pessoas são treinadas para agir de acordo com o senso comum. O ensino convencional as estimula a buscar segurança, e não liberdade. Com medo de se arriscar, a maioria segue o fluxo da boiada e sonha pequeno, optando por seguir um emprego estável e passar anos financiando a casa própria. Flávio Augusto também sofreu todas essas pressões, mas conseguiu sair da conformidade bem cedo. De uma família simples da periferia do Rio de Janeiro, aos 23 anos, escolheu o caminho do empreendedorismo, criou uma escola de inglês que deu origem à bem-sucedida rede WiseUp e logo se tornou um dos mais jovens bilionários brasileiros.

Geração de Valor é o primeiro livro do saudoso e admirável Flávio Augusto. Trata-se de um Best-seller nacional carregado de frases de efeito, injeções de ânimo e verdades duras. Ouso dizer que essa leitura tem como principal objetivo despertar o leitor para um mundo de possibilidades, motivá-lo a sair de sua zona de conforto e encontrar seu propósito de vida. Assim sendo, quem espera encontrar um conteúdo rico em empreendedorismo pode se frustrar, pois esta é uma leitura motivacional.
Os sonhos são o combustível necessário para que ocorram grandes realizações em nossa vida.
Nesta obra Flávio Augusto, em primeira pessoa, abre o coração e oferece aos seus leitores uma série de conselhos. Ele promove valores, fala sobre o que realmente importa na vida e demonstra fé em nossa geração, uma geração de valor. Porém, sua forma de comunicar é lúdica e nada cansativa. O layout da obra casa bem com essa forma simples de comunicação. Digo isto porque as páginas são, em sua maioria, coloridas e cheias de ilustrações, charges e convites à interação. Essas características favorecem uma leitura fluida e rápida.
Use coisas. Ame pessoas. O contrário, apesar de comum, é uma aberração.
Particularmente, eu gostei do livro. Em parte por ser escrito por alguém que admiro. E em parte por conter conselhos sábios e tentar aumentar a autoestima dos leitores. Mas, não posso deixar de dizer que achei o livro pequeno demais. No fim das contas, ele tem pouco conteúdo, uma vez que boa parte das páginas contem desenhos, tirinhas e frases de efeito. Creio que ele deixa um pouco a desejar por não contar a história do Flávio, a qual agregaria muito valor e poderia aumentar a identificação dos leitores com o autor e sua obra. Também acredito que Geração de Valor seria mais completo se ao menos desse algumas dicas de empreendedorismo. Mas, talvez, o objetivo da obra seja apenas despertar os jovens para o empreendedorismo e fazê-los correr atrás de conhecimento sobre o assunto em outras fontes.

Sabe pra quem este livro é perfeito? Para jovens e adolescentes das classes pobres de nossa sociedade, jovens com autoestima baixa, sem grandes perspectivas e que não tenham muita afinidade com livros ou que ainda não desenvolveram o hábito da leitura. Aliás, acredito que este seja o seu público alvo. Porém, de uma forma geral, penso que esse livro será bem vindo a todos aqueles que já acompanham os conteúdos do Flávio e são seus fãs. Um livrinho leve, fluido e bom. Então, #ficaadica.

3 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial