As Melhores Leituras de 2021

 

As retrospectivas podem ser doces ou amargas. Doces quando nos alegramos ao olhar para trás e enxergar que fizemos o melhor que podíamos com as condições que tínhamos; e amargas quando lamentamos por não termos feito tanto quanto gostaríamos, sem levar em conta os leões que tivemos que matar a cada dia. Por isso, já há algum tempo me libertei de metas literárias. Pois já há pesos suficientes a serem carregados na atual fase da minha vida, de modo que cobranças desnecessárias não encontram mais espaço em mim. Assim sendo, compartilho com leveza as minhas dez leituras de 2021, sabendo que já li mais, mas reconhecendo que vivo hoje um contexto diferente, com limitações e desafios diferentes.

Portanto, eis aqui uma doce retrospectiva literária, livre de culpa ou vergonha por não ter lido tanto quanto outras pessoas ou quanto a Beatriz de anos atrás. E se você também não leu em 2021 tanto quanto gostaria, lhe convido a se abraçar e se lembrar que muito melhor que quantidade é a qualidade das leituras de um leitor.

Pois bem, das dez leituras de 2021, fiz um top 3 daquelas que sem dúvidas foram as melhores. São elas:

O Libertador

Eu amei este livro! Uma biografia bastante completa de Jesus Cristo. Rica em detalhes, pensamentos inspiradores e passagens bíblicas, esta é uma leitura ótima para ser feita durante o devocional ou antes de dormir. Também é um excelente livro para se obter mais conhecimento sobre a vida de Cristo. Recomendo fortemente a todos que quiserem passar mais tempo pertinho do Salvador, mergulhar em sua história e meditar sobre o seu amor.




A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

Um livro que me surpreendeu demais e me impressionou muito, uma vez que enaltece bons valores e fala sobre inteligência emocional de forma prática e acessível. Esse livro esbanja sabedoria e estimula o leitor a viver uma vida mais plena, simples e feliz. Embora eu tenha algumas críticas sobre sua estrutural textual, não posso deixar de dizer que o livro merece toda fama que tem e vale a pena ser lido.



O Apocalipse de João

Um livro pequeno, didático e rico em ensinos. Este livro é um verdadeiro tesouro! O Apocalipse de João oferece ao leitor os significados dos principais símbolos do livro bíblico de Apocalipse sob perspectivas diferentes, juntamente com os seus respectivos contextos Trata-se de uma leitura para fins de aprendizagem e estudo da Bíblia. Recomendo muito! Todos os cristãos deveriam lê-lo!




Por fim, segue abaixo as dez leituras do ano em ordem cronológica e seguidas das suas respectivas classificações. Eu classifiquei os livros como: péssimo, ruim, bom, muito bom e ótimo.

1º) O Libertador – Ellen W. White (Ótimo)

2º) Nunca Deixe de Tentar – Michael Jordan (Bom)

3º) Segundo Eu Me Chamo Antônio – Pedro Gabriel (Ruim)

4º) Morte no Nilo – Agatha Cristie (Muito bom)

5º) A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson (Muito bom)

6º) Imersão – Diogo Lara (Bom)

7º) Nem Tudo que Cai na Rede é Peixe – Heather Marie Thompson (Muito Bom)

8º) O Apocalipse de João – Ranko Stafanovic (Ótimo)

9º) Crise Existencial Existe Saída – Alejandro Bullón (Muito Bom)

10°) Memórias de um Médico Interno – Robin Cook (Bom)

Agora é a sua vez de compartilhar quais foram as suas melhores leituras de 2021. Conta pra mim nos comentários os títulos que ganharam o seu coração no ano passado e entraram pra sua seleta lista de favoritos. Vai ser um prazer trocar figurinhas com você! :) 



9 comentários:

  1. Ei, Bia.
    Acredita que eu não li NENHUM DOS 10 LIVROS que você citou? Gostei das suas indicações e irei adicionar aos meus desejados no Skoob pra não esquecer, e pra ler quando tiver oportunidade (de pegar emprestado com alguma amiga ou comprar).

    Comecei o ano de 2022 já com leituras excelentes. Esses dias, estou lendo o box Um ano de histórias, do Emílio Garofalo Neto (já era fã dele, por causa dos livros: As boas novas em Rute e Ester na casa da Pérsia; e apesar de ainda preferir esses livros de estudo bíblico, estou amando conhecer a escrita de ficção cristã do autor). Também estou acompanhando 2 devocionais que estão me abençoando demais: Um ano com Eugene Peterson e Bom dia 2, com Stormie Omartian. Quando tiver a oportunidade de ler estes,desde já recomendo.

    Citarei agora, alguns que me impactaram em 2021: A trilogia A marca do Leão,da Francine Rivers; Liturgia do Ordinário, da Tish H. Warren (apesar de ter algumas ressalvas, pelo fato de ela ser anglicana e coisas do anglicanismo que não concordo, esse foi um dos livros que mais me abençoou ano passado); O reino de ponta cabeça, do Donald B. kraybill; Economia do reino, do Matheus Ortega; Admiração, do Paul Tripp; Reformadoras, da Rute Salviano com a Jaqueline Sousa Pinheiro. Foram os primeiros que me vieram a mente, mas tem muitos outros que só olhando no Skoob pra lembrar. Enfim,2021 foi um ano de excelentes leituras e 2022 também está sendo

    Boas leituras pra nós, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Bom saber que você acabou pegando dicas de leituras aqui no meu post! Espero que goste e que volte para compartilhar as suas experiências literárias :)

      Eu também não li nenhum dos seus favoritos de 2021. Acredita? Um dos títulos que você citou despertou muito o meu interesse: a trilogia da Francine Rivers. Eu já ouvi muito sobre as obras dela, em especial, "Amor de Redenção", mas nunca li nada da autora. Agora, depois do seu comentário classificando as obras dela como algumas das melhores que você - leitora voraz - leu ano passado, eu fiquei ainda mais ansiosa para conhecer uma das criações da Francine. Vou procurar as outras dicas também. Obrigada!

      Que 2022 seja mesmo um ano de ótimas leituras pra gente!
      Um abraço.

      Excluir
  2. Eu já li quase todos da Francine Rivers que tem em português. Na ordem de preferência dos livros dela:

    Aborto interrompido,
    A esperança de uma mãe e O sonho de uma filha,
    A trilogia A marca do Leão,
    O sacerdote (Êxodo sob o olhar de Arão, em vez de Moisés),
    Maria (a história de Jesus sob o olhar da mãe),
    A ponte de Haven
    E o que menos e marcou é o mais famoso: Amor de redenção ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por este comentário, Pri! Dicas anotadas com sucesso! ❤

      Excluir
  3. Oi, Bia!! "A Sutil arte.." eu tenho. Ainda vou dar uma chance a ele.
    Ah... Robin Cook!! Já li um livro dele! Prende muito a atenção!! Muito bom!!
    Morte no Nilo também quero ler.

    Os demais eu não conhecia.

    As mimhas leituras de 2021:
    -Anne de Green Gables (releitura)
    -O Sacerdote (Francine Rivers)
    -Anne de Avonlea (Lucy Maud Montgomery)
    -O segredo do oratório (Luize Valente)
    -Hibisco roxo (Chimamanda Ngozi Adichie)
    -Ego transformado (Tim Keller)
    -Anne da Ilha (Lucy Maud Montgomery)
    E também li quase todo o Feminilidade Radical nesse ano (terminei em 2022).

    Estou vendo agora que li bastante ficção/romace. Isso foi muito bom!

    A série da Anne me pegou! É bem no estilo "Pollyana" ❤ Nos próximos livros ela já está mais adulta (vai casar, ter filhos), então tenho curiosidade de saber como a Lucy M. vai conduzir a história.

    Fiz 2 leituras coletivas e foram experiências muito boas. Aliás, já estou comprometida com mais 2 e estou empolgada.

    A leitura é mesmo um Oásis, né? Bênção de Deus!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Acredita que só peguei o livro do Robin Cook pra ler porque você tinha me falado bem sobre ele? Eu o conheci através da sua propaganda. Hehe

      Obrigada por compartilhar sua listinha de leituras! Toda vez que você me fala da Anne eu sinto muita vontade de conhecer a história dela. Uma hora dessas vou pegar os livros dela pra ler.

      E, sim, a leitura é mesmo um oásis. Que possamos desfrutar de muitos deles em 2022!
      Beijos.

      Excluir
  4. Bia, após ler suas resenhas quero em breve poder ler O Libertador e A Sutil arte de ligar o foda-se. Alguns dos que estão listados entre os 10, também capturaram muito a minha atenção. Inclusive, anos atrás já li Nem tudo que cai na rede é peixe e tenho, até hoje, excelentes impressões e aprendizados extraídos dele.

    Achei suas resenhas de uma leveza e sinceridade (como de fato devem ser) que, como sua amiga, saberia que tinham a ver com você mesmo que não estivessem aqui no Oásis! Rs

    Por fim, achei muito importante compartilhar e expor sua relação atual com a leitura mediante o seu contexto atual de vida. Isso expressa respeito por você mesma e pela fase que está vivendo e a valorização de uma boa leitura com qualidade. Diga-se de passagem que as mais prazerosas!

    Ademais, espero neste ano compartilhar por aqui as leituras que concluí. Obrigada por ser sempre uma inspiração e uma incentivadora do universo complementar e indispensável que é a literatura! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindeza de comentário! Que privilégio ler um comentário tão carinhoso! Muito, muito, muito obrigada! ❤

      Excluir
  5. Que resenha linda!
    2021 foi um ano de mto trabalho espiritual pra mim e por esse motivo acabei não lendo nada, exceto o famoso "O milagre da manhã " e em sequência o livro-diário feito para por em prática o primeiro.
    Confesso que achei bem superestimado, terrivelmente prolixo com uma coisa ou outra realmente aproveitável, das quais nenhuma coloquei em prática ainda kkkkkk. Já o diário achei bem pouco prático e muito "nada a ver", e por esse motivo será doado pra alguém que dele goste.
    Gostaria de ter lido mais? Com certeza! Mas aconteceu tanta coisa linda em 2021 que estou bem em paz com isso. Grande parte do meu problema é que não consigo ler a maior parte dos meus livros sem estudar, o que demanda mais tempo e dedicação do que só ler o livro, tempo esse que eu não estava disposta à dedicar. Para este ano muita coisa vai ser diferente,inclusive já comecei lendo 3 livros ao mesmo tempo, sendo só 1 de estudo que me demanda mais tempo dedicado. Também estou mais aberta à devorar meus e-books por motivos de falta de grana pra comprar livro físico kkkkkk.
    Da sua lista 1 já estava na minha,que entra na parte do estudo, que é "O libertador", mas quero ler todos na sequência (TOC que chama kkkk). Fiquei muito interessada nesse do João, vou adicionar lá Skoob já hehehe. O "A arte de ligar..." eu não consigo ter vontade de ler, sua resenha é única positiva que já vi desse livro kkkk então me desanima bastante isso.
    A maioria da sua lista nunca nem ouvi falar, acho que ando meio por fora do mundo literário,bom exceto o da Ágata que gostaria de ler antes de ver o filme, mas acho que não vou conseguir esperar hahahaha...
    2022 promete muitas novidades pra mim, inclusive meu retorno ao hábito de ler e estudar vorazmente, porque sempre me fez muito bem e me tem feito muita falta,mas sem cobranças,apenas disciplina e organização de tempo, que falta um bocado na minha vida, mas esse ano tudo vai mudar!
    Muito bom estar de volta ao Oásis 😍😘

    ResponderExcluir

Postagem mais antiga Página inicial