Resenha: A Menina do Vale


 
Título: A Menina do Vale
Autor: Bel Pesce
Páginas: 158
Editora: Casa da Palavra
Ano : 2012
Classificação: 4/5

Sinopse: 
Em seu primeiro livro, Bel Pesce compartilha aprendizados e mostra como atitudes empreendedoras podem mudar vidas. Neste livro, Bel conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita casos de sucesso. São histórias que visam mostrar que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação.

A trajetória de algumas vidas me ensinou duas coisas: a primeira, que viver em prol de um ideal vale a pena; a segunda, diz respeito à possibilidade real de se fazer a diferença no mundo através das paixões. Assim sendo, quando reflito sobre a trajetória de grandes homens, por exemplo, Albert Schweitzer e Martin Luther King, sinto-me profundamente inspirada. Por outro lado, às vezes me pego considerando a ideia de que talvez eu seja mais sonhadora do que devia. Felizmente, ao conhecer pessoas da geração atual, como a Bel Pesce, que irradiam inspiração por onde passam e se entregam de corpo e alma aos seus sonhos, sou tomada fortemente por um sentimento de identificação e entusiasmo.
“Adoro sonhar grande. Quando faço isso, me sinto com superpoderes para tornar o mundo um lugar melhor.”
Conheci a Bel pelo Youtube e após assistir algumas de suas palestras e entrevistas fiquei imensamente curiosa para ler a obra de sua autoria, a qual alcançou a marca de um milhão de downloads em menos de três meses. Portanto, minha motivação principal para ler A Menina do Vale foi a autora da obra e não o tema principal, ou seja, o empreendedorismo. Em virtude disso, confesso ter me decepcionado um pouquinho, visto que o livro não apresenta experiências pessoais da Bel e muito menos narrações factuais, pelo contrário, seu conteúdo é de fato centrado no empreendedorismo. Acontece que mesmo a obra não sendo o que eu esperava, ela se revelou uma leitura interessante, estimulante e enriquecedora.

O início de A Menina do Vale é marcado por um dos melhores prefácios que já li. Escrito por Flávio Augusto da Silva, criador do Instituto Geração de Valor, o prefácio do livro em questão, com apenas três páginas e meia, consegue instigar o leitor a mergulhar na leitura com a mente aberta, a fim de que este possa aproveitar ao máximo as dicas dadas pela Bel Pesce nos capítulos subsequentes.

A Menina do Vale contém vinte e dois capítulos (versão física) escritos em primeira pessoa e de maneira bastante objetiva. Mas apenas a introdução e o primeiro capítulo falam sobre a Bel e sua carreira, sendo isto feito de forma rápida e pouca detalhada. Dessa forma, os demais capítulos da obra podem ser facilmente compilados em um grupo de dicas práticas. Tal característica contribui e muito para a fluidez da leitura. Além disso, há de se salientar, que o espírito apaixonado da autora se sobressaí em alguns momentos e nestes momentos ela tenta nos contagiar com sua energia, dando-nos assim conselhos entusiásticos. Por essa razão é possível dizer que A Menina do Vale apresenta características do gênero autoajuda.
“Sempre acreditei que trabalho árduo e paixão são muito importantes para alcançar o sucesso. Se você concentrar a sua mente e o seu coração nas metas que quer conquistar, obterá o que deseja”.
No mais, após concluir a leitura, me peguei concordando com Manoel Lemos e seu comentário no verso da obra, no qual ele diz: “A Bel desmistifica muitas lendas sobre o sucesso e mostra que muito trabalho é necessário para ser bem-sucedido”. Creio eu que este comentário conseguiu traduzir parte da essência de A Menina do Vale, uma vez que a paixão não levou a Bel, e não levará a nenhum dos leitores de seu livro, a algum lugar se esse sentimento não caminhar de mãos dadas com o trabalho duro.  E é justamente por ter visto nessa obra o atrelamento do coração ao esforço que acredito que seu público alvo não se limita aos futuros e/ou já empreendedores. Por experiência própria eu digo: se você sonha, então esse livro também é pra você.

Em seu primeiro livro, Bel Pesce compartilha aprendizados e mostra como atitudes empreendedoras podem mudar vidas. Neste livro, Bel conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita casos de sucesso. São histórias que visam mostrar que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação.






0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial