Resenha: Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz


 
Título: Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz
Autor: C. S. Lewis
Páginas:  216
Editora: WMF Martins Fontes
Ano : 2009
Classificação: 5/5

Sinopse: 
Dedicada ao seu amigo J. R. R. Tolkien, esta obra-prima da ironia divertiu e instruiu milhões de leitores com seu retrato zombeteiro e irônico da vida humana feito a partir do ponto de vista do diabo Fitafuso. Ao mesmo tempo freneticamente cômica e surpreendentemente original, a correspondência entre o experiente diabo e o seu sobrinho Vermebile mostra o lado mais sombrio e jocoso de C. S. Lewis. Esta edição é baseada na edição do sexagésimo aniversário, que inclui pela primeira vez Fitafuso propõe um drinque, no qual o notório Fitafuso oferece um jantar aos jovens demônios na Faculdade de Treinamento de Tentadores.

Como li em algum lugar por aí sobre o livro em questão, este "seria cômico se não fosse trágico”. Pois, a obra em si, ou seja, a coletânea de cartas somada ao discurso de um diabo experiente em um jantar oferecido aos jovens demônios, é carregada de ironia e humor sarcástico. No entanto, a inteligência por trás de cada capítulo e o fato do grande conflito entre o bem e o mal ser evidenciado, conferem seriedade à obra e promovem ao leitor uma experiência literária edificante.
“Há dois erros semelhantes, mas opostos que os seres humanos podem cometer quanto aos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar que eles existem e sentir um interesse excessivo e pouco saudável por eles.”
Em Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, Lewis nos presenteia com uma espécie de fantasia, na qual um Diabo experiente, Fitafuso, dá conselhos ao sobrinho por meio de cartas sobre como ser bem sucedido em fazer com que determinado humano caia em pecado e perca a alma. Assim sendo, nos deparamos com a realidade terrestre, onde o sobrenatural é mais do que real e onde Deus e Satanás lutam por cada pessoa. Contudo, nesse livro encontramos apenas as cartas de Fitafuso e através delas inferimos o que o seu sobrinho e aprendiz, Vermebile, relatou sobre a vida de um homem, cuja responsabilidade no quesito tentação lhe cabe. Portanto, tudo o que lemos são as cartas do diabo experiente e perito em descobrir possibilidades de provocar a queda humana; cartas assustadoras e dignas de reflexão.

O autor foi magistral na elaboração dessa obra! Por mais estranha que possa parecer a construção literária apresentada, ainda assim tudo é muito claro. É possível perceber facilmente o que se passa com a vida do humano constantemente tentado e também que o termo “inimigo” é usado para se referir a Deus, enquanto que, por outro lado, Satanás é nomeado como “pai das profundezas”. Além disso, desde a primeira carta nos damos conta de que não há superficialidade em Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, pelo contrário, há profundidade suficiente para nos arrebatar em meditações.

Como você e eu, o ser humano presente nessa obra é falível, possui maus traços de caráter, problemas em seus relacionamentos e dificuldades espirituais. Dessa forma, é possível nos enxergarmos nele e nos identificarmos com suas lutas. Porém, o clímax desta ficção é ver que o autor coloca-nos em nosso devido lugar, ou seja, seres tendenciosos ao pecado e fracos para lutar contra a tentação por si sós. Logo, há uma veia crítica à arrogância espiritual arraigada em cada carta. “Satanás estuda seu comportamento, coloca ideias em sua cabeça, faz o que for necessário para lhe conduzir ao pecado, portanto, não se iluda achando que você é mais inteligente do que ele e pode se garantir. Busque força do alto para ter o discernimento e a sabedoria necessária a fim de não se desviar do caminho que conduz à salvação”. Creio eu que essa foi a mensagem implícita em cada carta. Já a segunda parte da obra, Fitafuso Propõe Um Brinde, tem críticas mais gerais, por exemplo, à democracia.
“Mas lembre-se de que a única coisa que importa é o quanto você afasta o homem do Inimigo. O tamanho dos pecados não importa, desde que seu efeito cumulativo seja o de afastar o homem da Luz e levá-lo para o nada. (...) De fato, o caminho mais rápido para o inferno é aquele que é gradual”.
Tendo em vista que a obra de um modo geral coloca em evidência a inteligência diabólica, eu diria que ela também é capaz de nos fazer pensar sobre o amor de Deus, pois é quando o sobrenatural torna-se real de forma quase palpável que a existência do gigantesco amor divino nos atinge de maneira impressionante. Mas, infelizmente, nem tudo são flores, já que C. S. Lewis foge um pouco das verdades bíblicas e, consequentemente, acaba contribuindo com a ideia herética da existência de um inferno eterno. O autor, tendo como voz Fitafuso, faz referência aos seres humanos que se encontram no inferno e aos que se encontram no céu, quando, de acordo com a Bíblia, quem morre salvo ou perdido vira pó e aguarda “dormindo” a volta de Jesus que culminará com a vida eterna ou morte eterna. Salvo isto, a linguagem atual e a escrita em primeira pessoa tendem a contribuir para que nos coloquemos mais do que nunca aos pés do Salvador. Recomendadíssimo!


8 comentários:

  1. Este livro já estava na minha lista de "desejados". Depois de ler essa resenha, fiquei com mais vontade ainda de lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. "o clímax desta ficção é ver que o autor coloca-nos em nosso devido lugar"
    Verdade!

    Esse livro é mesmo muuuito bom!

    Obrigada pela visita no meu blog, Bia! Fiquei muito feliz com seus comentários! Me incentivam muito a prosseguir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda! Pra mim é um privilégio poder conhecer suas experiências literárias, Dafne. É trocando aprendizados que a gente cresce e desenvolve empatia. Vale dizer também que sempre fico muito contente com seus comentário por aqui. ;)
      Um abraço apertado.

      Excluir
  3. Oi, Bia. Amei o livro! Depois de ler, acabei vendo seu recado no Skoob, que alegria ter sido convidada a conhecer seu blog! Parabéns, tudo muito organizado,. ótimas resenhas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que alegria ler seu comentário! Fico muito contente em saber que você gostou do nosso Oásis Literário. Esse tipo de feedback me ajuda a continuar tocando o OL. :)
      Obrigada pela visita!
      Abraços.

      Excluir
  4. Vi sua mensagem no skoob e resolvi dar uma passadinha por aqui. Ótimo blog. E, sim, esse livro é espetacular <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Volte mais vezes, pois será sempre uma alegria saber que você passou por aqui. :)
      Abraços.

      Excluir
  5. Olá, Bia!
    Vi seu recadinho no Skoob e resolvi conferir a sua resenha. Que livro interessante! Vai para a minha meta de 2018!
    Vou procurar no seu blog por resenhas de outros livros que quero ler. ;)
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial