Resenha: Graça por Graça


 
Título: Graça por Graça
Autora: Priscilla Rocha Chaves (Pri de Luz)
Páginas: 240
Editora: Produção independente 
Ano : 2013
Classificação: 4/5

Sinopse: 
Nossa vida está repleta de graça, mas quantas vezes nos focamos nas "desgraças". Este é um livro de reflexões, uma coletânea de mensagens simples e do cotidiano que nos trazem à memória a importância do valorizar da graça, pois o que não sabemos valorizar não desfrutamos plenamente.


Há uma frase muito conhecida entre os leitores que diz o seguinte: a leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde. Concordo plenamente, mas na maioria das vezes esse é um processo inconsciente. Felizmente, por outro lado, algumas experiências literárias evidenciam o diálogo existente dentro de uma leitura. Este é o caso de Graça por Graça, um livro bom que me exortou a viver uma conversa leve e gostosa com ele mesmo.

A capa do livro nos adianta que este é a compilação de uma série de reflexões da escritora Priscilla Rocha Chaves (Pri de Luz). E realmente o livro segue essa linha, não há algo que costure os capítulos, mas há muito coração em que cada um deles. Aliás, ouso dizer que em Graça por Graça a jovem teóloga escreveu de coração para corações. É como ler um diário de pensamentos, nos quais os registros enfatizam os aprendizados. Logo, o caráter pessoal é uma característica extremamente marcante e se apresenta de capa a capa. Podemos ver claramente muito da autora em cada página.

Começando pela reflexão que deu origem ao título do livro, Pri de Luz leva-nos a refletir sobre uma série de aspectos relativos à vida cristã. Cada capítulo uma nova reflexão. São diversos os temas que criam identificação ao leitor. Por exemplo, o amor de Deus por nós, a ansiedade pelas providências e manifestações divinas, relacionamento íntimo com o Senhor, entre outros. Em geral, as abordagens ligam o nosso emocional ao espiritual e vice e versa.
“Nossos pensamentos podem não mudar instantaneamente, as circunstâncias podem permanecer as mesmas, a vitória pode parecer impossível, a demora pode parecer longa demais. Contudo em Deus e com Deus em nós e por nós teremos forças na fraqueza, esperança além da incerteza, poderemos prosseguir”.
Assim sendo, um traço importante de Graça por Graça são as pinceladas de motivação, conforto e exortação para buscarmos a Deus. Por conta disso eu me lembrei dos livros do Max Lucado. Para mim, Pri de Luz tem muita semelhança em seu estilo de escrita quando comparada a esse grande nome da literatura cristã. Além disso, seu livro é recheado de passagens bíblicas, o que dá credibilidade às suas exposições e argumentos.
 “A música ouvida, os textos lidos, o alimento ingerido e digerido podem não definir nosso caráter, todavia assim que penetram em nosso ser, adentrando por nossos ouvidos, olhos, boca, mente e coração, começam a circular por nosso corpo, alma e espírito, afetando a totalidade do nosso ser”.
Porém, infelizmente, creio que mesmo contendo menção à Bíblia, a autora abordou de forma muito rasa alguns temas. A média de páginas por capítulo é aproximadamente duas, o que foi pouco para assuntos como crença em Deus, masturbação e a indústria gospel. Mas, isso não prejudica a leitura como um todo, pois os demais capítulos compensam. No entanto, tal falta de argumentação e aprofundamento, segundo a minha humilde opinião, pode tornar a obra não muito indicada aos não evangélicos, pois os temas citados são polêmicos até mesmo dentro do meio cristão, que dirá então entre os descrentes.

O ponto alto desse livro é certamente as pérolas da autora. Pensamentos que calam fundo em nós, vão de encontro à nossa alma e contribuem com a nossa espiritualidade. Desse modo, como em conversa com uma amiga, não vemos o tempo passar durante a leitura. Pois, a linguagem coloquial em primeira pessoa é fluida e leve. Suas menções diretas ao leitor contribuem para o estabelecimento dessa conversa incessante que se resume a ler Graça por Graça.
“Quem ou o quê mede o seu amor e o nível do seu relacionamento com Deus? A religião? Outras pessoas? A comparação? Seus sentimentos? As aparências?”
Gostei muito e Indico Graça por Graça a todos aqueles que percebem que o mais difícil na vida cristã não é fazer ou deixar de fazer determinadas coisas, mas sim crer, em meio às adversidades, no amor de Deus e nas promessas bíblicas. Assim como eu fui motivada e ajudada com essa leitura, creio fortemente que outros amigos na fé também o serão. Penso ainda que este é o livro ideal para aqueles que não têm o hábito de ler, pois seus capítulos pequenos podem ser lidos a cada manhã ou a cada noite num momento devocional. Há ainda o grupo das pessoas despidas de esperança e afligidas pela depressão, para essas, Graça por Graça pode vir bem a calhar. Enfim, uma boa dica de leitura leve e bem vinda a qualquer cristão.

6 comentários:

  1. Primeira resenha que fazem sobre o Graça por graça.
    Que privilégio!
    Me senti realmente honrada, Beatriz.
    Gostei de suas considerações.
    Realmente meus livros não tem o estilo "explanação" e sim "resumo, essência".
    Fico feliz em saber que recomenda a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De cá eu me sinto honrada pela confiança. Também me sinto feliz em saber que apesar da minha sinceridade você gostou da resenha. :)

      Excluir
  2. Ótima resenha. O meu exemplar já está na estante. Em breve termino outras leituras e começo essa. Estou ansioso já. :)

    ResponderExcluir
  3. Ebaaa!! Estava esperando resenha dos livros da Pri!! Parece bem interessante! Mas confesso que estou mais curiosa pelos livros de poesia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia tudo bem? Estava querendo muito conhecer os livros da Pri. Gostei da resenha e da sua sinceridade ao descrever o livro, quando eu crescer quero resenhar como você hehehe. Ainda assim tenho vontade de ler, com certeza está na minha lista. Bjs e te convido para dar uma espiadinha em meu blog também. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, obrigada pelo carinho! Quando eu crescer quero ser atenciosa como você. Hehe
      Claro que irei visitar. ;)
      Abraços.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial