Resenha: Pérola na Areia

Título: Pérola na Areia
Autora: Tessa Afshar
Páginas: 352
Editora: Bv Films
Ano : 2013
Classificação: 5/5

Sinopse: 
“Pérola na Areia”. Como uma gentia, marcada por ma passado arruinado e de má reputação, pode fazer parte da linhagem de Cristo e se tornar símbolo de fé autêntica e irrepreensível diante de Deus?Seria possível?Alguns podem questionar o fato de Raabeter sido respeitada, a ponto de ter seu nome escrito nas Escrituras, mas poucos teriam amesma coragem e ousadia. O livro “Pérola na Areia” quebra alguns tabus acerca da redenção dessa mulher que, embora gentia, reconheceu a soberania do Deus de Israel e ousou enfrentar o seu próprio povo. Ela fez a graça de Deus alcançar sua vida, tornando o pecado como fio escarlate, agora, na pureza mais alva que a neve. Todos conhecem a história de Raabe, a prostituta, mas poucos reconhecem que foram sua ousadia e fé balizadas pela boa obra que salvaram os espiões e os ajudaram a conquistar a Terra Prometida. “Pérola na Areia” o conduz a uma incrível e emocionante jornada pela história de uma gentia, que, em meio a uma nação pagã destruída, teve a vida poupada como fruto de
sua fé sincera. Vemos, também, que Salmom — um grande homem de fé, influente líder de Judá estimado em toda Israel e inimigo dos gentios — fará Raabe redescobrir um sentimento intenso e conflitante que começará em seu próprio coração. Descubra como uma gentia alcançou tal graça diante de Deus e fez parte da genealogia de Cristo.

Alguém disse uma vez: “Quem não ama ler nunca entenderá o porquê de tanto amor por um simples monte de papel.” Parafraseando, eu diria que quem não ama romance nunca entenderá o porquê de tanta vontade de recomeçar uma leitura assim que a mesma chegou ao seu fim. Logo, presumo que só se identificarão por completo comigo em relação a esse livro àqueles que como eu não resistem a um bom romance. Pois, já nas primeiras páginas eu me dei conta de que Pérola na Areia seria um daqueles romances que arrebatam o leitor e provocam sorrisos bobos por entre os lábios.

Por meio de uma viagem há séculos antes de Cristo o livro dá forma a um romance que de acordo com a Bíblia realmente ocorreu, contudo, os detalhes desta história sempre couberam à imaginação do leitor. Mas, felizmente, Tessa Afshar não apenas imaginou tudo com perfeição e riqueza de detalhes como também soube redigir sua criação de uma forma extremamente envolvente, transformando assim a história de Raabe em um romance inesquecível.

Antes da Raabe que a Bíblia nos apresenta, ou seja, a prostituta que deu abrigo e escondeu os espiões hebreus colocando-se em risco para salvá-los, Pérola na Areia nos fala sobre uma menina linda, muito linda. Uma adolescente dócil, amorosa, inocente, por outro lado, moradora de Jericó, cidade pagã e culturalmente cruel. Lá, as pessoas sacrificavam os seus filhos aos deuses e mulheres se prostituíam em templos como forma de adoração aos mesmos. E foi nesse contexto cultural que o pai de Raabe, em meio a uma crise financeira, tomou a terrível decisão de colocar sua filha, de apenas 15 anos, para se prostituir em prol do sustento familiar.
“Ele não precisou falar mais nada. O terror a apavorou de tal maneira que ela não conseguia respirar. Com grande espanto Raabe se deu conta de que seus piores medos haviam se tornado realidade. O seu pai realmente queria vendê-la como prostituta. Ele queria sacrificar o futuro, o bem-estar e a vida dela.”
A adolescente então se transforma em uma mulher marcada pelos sentimentos de indignidade e frustração. Em contrapartida, diante do trabalho difícil a protagonista torna-se forte, desenvolve extrema aversão aos deuses de sua terra e usa da sabedoria para selecionar seus clientes. Consequentemente, Raabe consegue conquistar o mais alto patamar que o exercício de sua profissão oferecia, embora infeliz e vazia, torna-se dona de uma estalagem. No entanto, a surpresa maior se dá quando um de seus clientes lhe conta o pouco que sabe sobre o Deus hebreu e seus feitos, pois a partir daí o leitor acompanha o nascimento de uma linda esperança.
“Um deus que dava valor à vida? Um deus que se importava com bebes desconhecidos? Um deus que viu a injustiça de Canaã e a declarou muito além da redenção? Mais uma vez ela sentiu aquele desejo, agora ainda mais forte. Mas a ironia daquele desejo também não a abandonava: a ironia lamentável de uma prostituta de Jericó que desejava conhecer o deus hebreu.”
Acontece que a aproximação de Raabe com o Deus e o povo hebreu trouxe consigo muito mais do que ela podia imaginar. O Senhor não somente a preencheu como também lhe concedeu oportunidades para que fosse feliz por completo. E é aí que surge uma das histórias de amor mais lindas que eu já li. Um amor entre um homem e uma mulher que deixa implícito o quanto os preconceitos e as experiências passadas podem ser superados quando o amor é verdadeiro. Um amor que ensina, que comove e que vale mais a pena ser lido do que contado.

Bom, eu particularmente prefiro livros narrados em primeira pessoa, pois me envolvo mais facilmente. No entanto, embora Pérola na Areia seja narrado em terceira pessoa, a autora foi tão minuciosa e escreveu tão maravilhosamente bem que o nível de envolvimento foi máximo. Um romance épico, porém com uma fluidez 100% contemporânea.

Portanto, Pérola na Areia é nada mais nada menos do que uma obra apaixonante, que conquistou o meu coração e fez bem a minha mente. Promoveu o que um bom livro é capaz: diversão, encantamento, relaxamento, bem estar e, superando as minhas expectativas, essa obra contribuiu para que eu contemplasse o maravilhoso e imensurável amor de Deus de forma mais completa. Amei tais personagens, amei a ambientação, amei o romance, amei a retratação de fé dos hebreus, amei a leitura e cada detalhe que a compôs. E evidentemente concluí a leitura com um desejo incontido de começar tudo novamente!

NOTA: A história bíblica de Raabe se encontra nos capítulos 2 e 6 do livro de Josué. Além disso, Raabe é mencionada como antepassada de Jesus no capítulo 1 do livro de Mateus.




22 comentários:

  1. Tenho esse livro e já li e reli diversas vezes, e já emprestei pra diversas pessoas (inclusive está emprestado no momento). É um reconto brilhante da história de Raabe feito pela Tessa Afshar. Sua resenha ficou excelente, Beatriz! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, muito obrigada!
      Fiquei muito lisonjeada ao ler o seu comentário e muito feliz por você ter gostado da resenha. :)
      De fato é um livro sensacional que dá mesmo uma baita vontade de reler. Ainda não fiz isso, mas pretendo fazer. Inclusive, pretendo ler outros títulos da autora, pois sua escrita nos concede um entretenimento bom e ao mesmo tempo nos ajuda a vislumbrar a história bíblica.
      Beijos.

      Excluir
  2. É um livro muito bom e envolvente. Apesar do fantástico, histórias como a de Raabe reafirmam nossa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Que legal ver que você e outras pessoas se identificaram com a minha experiência com o livro. O mais bacana é ver que todas nós enxergamos o amor de Deus além do romance entre Raabe e Salmom.
      Agradeço de coração por compartilhar conosco a sua visão.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Bia, eu assim como você amo esse livro. A escrita da autora me encantou, e a trajetória de Raabe nos faz perceber como o nosso Deus não faz acepção de pessoas e seu amor é imenso, não vejo a hora de ler os outros livros dela. Perfeita aquela parte que o Salmom fala sobre o valor da pérola, os personagens são muito cativantes... Sua resenha está ótima, parabéns! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é mesmo bonito ver a história nos mostrando que Deus não faz acepção de pessoas.
      Que bom que gostou da resenha! Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  4. A resenha ficou ótima. Eu também amei esse livro quando o li. A história é envolvente e a escrita é super gostosa. Não dá para parar de ler. Minha única ressalva é quanto ao final. Depois que Jericó foi conquistada, o foco do livro passou a ser na relação sexual entre Raabe e Salmon. Essa tensão nupcial se arrastou por alguns capítulos e o livro ficou extremamente romântico, o que me incomodou um pouco como leitor masculino. Mas posso dizer que 80% do livro ficou top. Quanto à resenha, ela foi incrivelmente fiel ao livro. Muito bem explicada e, bem, muito bem escrita também. Eu te conheci na verdade através da Priscilla Rochas (Pri de Luz). Coincidentemente você me enviou uma mensagem pelo Skoob horas depois de ela ter me mostrado o seu blog. Que coincidência. rsrs Parabéns pelo blog! Se quiser, te convido a visitar o meu também. Eu tenho Instagram, youtube, facebook e blog. Se desejar - e espero que sim rsrs - você poderia dar um like lá em cada um deles. :)
    Blog: https://resenhascristas.blogspot.com.br
    Facebook: https://www.facebook.com/resenhascristas/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4O18hkx_OyQuogPdt3j85Q
    Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/2568942

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Muito obrigada pelos elogios quanto à resenha! A escrita foi um dom que Deus me deu e pretendo usá-lo para honrá-lo. Todo o mérito é dEle e não meu. Mas comentários como o seu são mega gratificantes, pois reafirmam para mim que estou no caminho certo. Muito obrigada!
      Então, sobre "Pérola na Areia", de fato o livro é bastante romântica, mas não creio que tenha chegado a focar na sexualidade do casal. Ao menos não me lembro de descrições erotizadas. Enfim, por isso que é bom conversar com amigos leitores, né? O livro é o mesmo, mas as perspectivas de cada leitor são únicas.
      Claro que vou visitar e te acompanhar em todas as redes sociais. No que depender de mim, estarei sempre pronta a apoiar tudo o que concerne ao universo cristão e literário. Pode contar comigo!
      Agradeço de coração pela visita e desejo que volte mais vezes. :)
      Um grande abraço.

      OBS.: A Pri é uma querida e a coincidência foi feliz.

      Excluir
  5. Sua resenha bem escrita me deu muito mais vontade de ler esse livro, gosto muito de romances históricos, na verdade nem curto leituras cristãs, mas se forem bem escritos conquistam meu coração! Agradeço de coração seu contato, adorei seu blog e claro, estou seguindo.

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico contente por saber que você gostou da resenha, mas mais ainda por saber que sentiu vontade de ler "Pérola na Areia" devido a minha experiência literária.
      Ah, e sou eu quem agradece. Obrigada por te aceitado meu convite! ;)
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi Bia! Eu li Pérola na Areia no clube do livro da minha igreja e também amei a leitura, os personagens e a forma como a autora aborda a pessoa de Deus e o que Ele pode fazer nas nossas vidas. Também anotei várias dicas de livros cristãos que encontrei aqui no seu blog, para ler e, quem sabe, indicar no clube quando chegar a minha vez novamente!
    Adorei conhecer seu cantinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Você não faz ideia do quão gratificante foi ler o seu comentário!. Muito obrigada!
      Gostei muito de saber sobre sua experiência com "Pérola na Areia". Essa troca de experiências é que dá sentido ao blog. Mas, confesso que fiquei emocionada de saber que minhas sugestões de livros foram anotadas por você. Espero que você e as pessoas da sua igreja gostem dos títulos. :)
      Beijos.

      Excluir
  7. Ótima resenha!! Me deu ainda mais vontade de ler! Parece um livro marcante...

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse livro... Depois que entreguei minha vida à Cristo, tenho percebido o quanto há de beleza no amor de Deus narrado na Bíblia. E esses livros, que me remetem ao estilo literário que ainda amo, os romances, me fascinam por mostrar o quanto podemos extrair dos ensinamentos bíblicos.
    Com certeza lerei outros livros da autora, e agradeço por me apresentar seu blog, onde poderei pegar mais dicas de livros para ler,rs ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, imagina, sou eu quem agradece. :) Obrigada, Semiramis, obrigada por aceitar o meu convite e vir somar nesse, já nosso, Oásis Literário. :)
      Volte sempre e fique à vontade para fazer sugestões de livros que queira ver aqui resenhados.
      Abraços.

      Excluir
  9. Olá, Beatriz. Tenho muito interesse em ler romances cristãos, este já está na minha wishlist! Ótima resenha.
    Abraços.
    https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. "Pois, já nas primeiras páginas eu me dei conta de que Pérola na Areia seria um daqueles romances que arrebatam o leitor e provocam sorrisos bobos por entre os lábios."
    Esse livro é ótimo, não sou muito chegada em romances mas esse eu simplesmente não conseguia parar de ler, é perfeito!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bia! Achei "sem querer querendo" no sebo. Já terminei a leitura!

    Sua resenha está mesmo muito linda e fiel ao livro. É exatamente assim: "conquistou o meu coração e fez bem a minha mente."

    A restauração do coração dela é mesmo maravilhosa! Mostra que não é fácil, mas que é possível pela graça de Deus. A parte que dá sentido ao nome do livro é mesmo linda... "Caiu um cisco no meu olho", inclusive.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem
    Eu amei o livro
    Mais não era meu
    Tive que devolver
    Eu só queria te pedir um favorzinho
    Escreve a parte que raabe perde o brinco que de fato da o nome ao livro por favor
    Se quiser me manda no zap to precisando muito (21)970305771 por favor 🙏🏻

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem
    Eu amei o livro
    Mais não era meu
    Tive que devolver
    Eu só queria te pedir um favorzinho
    Escreve a parte que raabe perde o brinco que de fato da o nome ao livro por favor
    Se quiser me manda no zap to precisando muito (21)970305771 por favor 🙏🏻

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial