Resenha: Um Apelo à Consciência


 
Título: Um Apelo à Consciência
Autor: Martin Luther King
Páginas: 184
Editora: Zahar
Ano : 2006
Classificação: 5/5

Sinopse: 
"Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e experimentará o verdadeiro significado de sua crença." Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi uma das personalidades mais importantes do século XX, em especial no que diz respeito às causas sociais e aos direitos humanos. Com discursos, sermões e uma ação com base na não-violência, Luther King inspirou toda uma geração nos Estados Unidos e no mundo a buscar transformações sociais e uma vida mais justa, sem abrir mão da paz. Esse livro é uma coletânea dos principais discursos desse militante negro norte-americano que entrou para a história ao desafiar o preconceito com fé e resignação, preocupado em combater não só o racismo, mas qualquer fonte de injustiça contra o ser humano. De uma pequena igreja batista em Montgomery, no Alabama, em meados dos anos 1950, Um apelo à consciência leva o leitor até Memphis, em abril de 1968, às vésperas do assassinato que inspirou a música In the name of love, do grupo irlandês U2. O livro traz também contribuições importantes, como as do Dalai Lama, da rainha do soul Aretha Franklin e da ativista pioneira dos direitos civis Rosa Louise Parks. A obra — organizada pelo historiador da Universidade Stanford e diretor do King Papers Project, Clayborne Carson, e pelo arqueólogo Kris Shepard — recebeu a preciosa ajuda de Coretta King, responsável pela reunião das onze introduções aos discursos selecionados. 

Comovente, peculiar, encantador, inspirador, atemporal, extraordinário, intenso, inteligente, lindo e muito, muito mais. Desfiz-me logo de uma só vez de todos os adjetivos que me vieram à mente, porque todos eles e alguns outros mais ainda seriam poucos para descrever Um Apelo à Consciência. Pois, este título reforçou em mim a ideia de que alguns livros possuem um valor imensurável e são capazes de conquistar um lugar eterno em nossos corações. Além disso, leituras como essa são experiências enriquecedoras e sem igual, as quais possuem o poder de nos abrir os olhos para uma nova dimensão sobre o amor, o cristianismo, a vida e seus propósitos.

Bom, como a própria capa já diz, Um Apelo à Consciência reúne os melhores discursos de Martin Luther King, mas o que a capa não diz é que seus discursos estão em ordem cronológica e que cada um deles é precedido por uma apresentação feita por alguém da época, que conviveu com o homem do “I Have a Dream”. Tais apresentações transportam-nos para o contexto histórico em que o discurso foi proferido e nos dão o ponto de vista das testemunhas oculares. Essa característica ímpar promove uma viagem ao tempo e concede ao leitor a oportunidade de acompanhar não apenas a luta pela igualdade racial como também o avanço dos direitos humanos nos Estados Unidos. Por outro lado, o que a capa também não diz é que este livro acarreta sérios efeitos colaterais, por exemplo, provocam no leitor – provocaram em mim ao menos – um turbilhão de emoções, uma inquietação incontrolável em relação ao que é injusto e uma vontade perturbadora de levantar, abrir a porta da vida e começar a construir a ponte rumo à justiça.
“Ele fizera mais do que um discurso. Ele fizera um desafio ao mundo. Fora como se ele entrasse no coração e na alma das pessoas de todas as partes e tocasse os seus anseios mais profundos por um destino compartilhado, um propósito comum, um sentido de missão.”
O primeiro discurso de Martin Luther King registrado em Um Apelo à Consciência é também o primeiro dos muitos que ele proferiu em nome da causa pela qual viveu. No dia 5 de dezembro de 1955 a Associação Pelo Progresso de Montgomery foi criada e nesse mesmo dia Martin teve seu primeiro momento memorável de oratória. A plateia estava emocionalmente ferida, as pessoas ali sentiam o peso da desigualdade e estavam sensibilizadas pela prisão de Rosa Louise Parks (presa por não ter cedido seu assento a um homem branco em um ônibus), porém, em contrapartida, estavam esperançosas. Foi nesse contexto que as palavras de Martin surgiram como um bálsamo, e a multidão conheceu aquele que viria a ser um dos maiores líderes do movimento pelos direitos civis.

Os discursos vão sendo apresentados no decorrer da obra e a cada página virada submergimos mais e mais num ideal de paz e bem comum. Dessa forma, o leitor sem perceber vai se rendendo aos encantos da oratória invejável de Martin Luther King, visto que as combinações de palavras que ele usava inúmeras vezes beiravam à poesia. Ademais, o cristianismo era sempre incluído e exaltado em suas mensagens. Outra particularidade corriqueira de sua retórica foi o uso da história do povo de Israel e seu êxodo para despertar identificação no povo negro. Há de se salientar também que seus pronunciamentos nem sempre eram de cunho racial e Um Apelo à Consciência revela isso muito bem.

Em linhas gerais, é inegável que do primeiro ao último discurso de Martin Luther King a linguagem do amor se sobressaiu. A eloquência de suas palavras eram carregadas de ternura, fé e esperança. Suas mensagens conclamavam o povo negro a reconhecer que todo ser humano é filho de Deus, que cada criatura é digna de respeito e que cor não é motivo para baixa autoestima, pois para o Criador toda criatura apresenta infinito valor. Quando falava às multidões ele tentava despertar nos ouvintes a consciência de que tão importante quanto à conquista da igualdade e justiça, era a da fraternidade, união e respeito mútuo. A defesa pela não violência marcava presença em cada discurso e em seu modo de viver também, o que dava credibilidade às suas palavras.
“Cada homem, do negro mais grave ao branco mais agudo, é importante no teclado do Senhor.”
Por fim, devo acrescentar que Um Apelo à Consciência é uma espécie de pérola da história. A sacada de reunir os melhores discursos de Martin Luther King acabou sendo muito mais genial do que uma biografia do mesmo, uma vez que seu sonho dizia mais sobre si do que qualquer outra coisa. A obra tem tudo para encantar, principalmente aos amantes da história e aos sonhadores. Sua linguagem é fluída e gostosa de ser lida e trazem uma riqueza histórica e espiritual. Meu conselho seria: procure agora este livro e o leia o quanto antes!

2 comentários:

  1. Acabei de adicionar à minha lista de DESEJADOS no Skoob depois de ler essa sua resenha, Bia ;)

    ResponderExcluir
  2. Bia, que resenha gostosa de ler!!

    Amei a proposta o livro e ele já vai pra minha listinha de "quero ler"! Realmente, parece muito melhor do que uma simples biografia porque podemos conhecer o que esse grande homem falava e não apenas o que falam sobre ele. E essas introduções com falas de outras pessoas parecem fazer um pouco o papel de "biografia", o que fica bem interessante!!

    Beijos! ! Boas leituras! Continue a escrever!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial