Resenha: A Mágica da Arrumação


 
Título: A Mágica da Arrumação
Autores: Marie Kondo
Páginas:160
Editora: Sextante
Ano : 2011
Classificação: 5/5

Sinopse: 
A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização.
Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui.
O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.

A Mágica da Arrumação pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Destarte, prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.

Ainda criança, a japonesa Marie Kondo descobriu que levava jeito para organização e arrumação. O tempo passou e atualmente ela é uma organizadora profissional. Ou seja, ela vive disso, dando várias consultorias ao redor do mundo, apresentando aos seus clientes o seu método de arrumação, denominado Método KonMari. Ela é autora de excelentes títulos sobre o tema.

Em A Mágica da Arrumação Marie Kondo deixa claro que todo mundo pode sim tornar-se organizado e lançar para bem longe a bagunça. Até aqueles que dizem ser bagunçados por natureza. Segundo ela, tais pessoas podem tornar-se pessoas organizadas, desde que conheçam o método certo de organização.

O livro em questão é dividido em cinco capítulos: Por que não consigo manter minha casa organizada (1); Em primeiro lugar, descarte (2); Como organizar por categoria (3); Arrumando suas coisas para ter uma vida sensacional (4); A mágica da organização transforma sua vida (5).

A base do método KonMari consiste em: jogar fora tudo aquilo que não lhe faz feliz, aquilo que não está em uso, desapegar-se das coisas por excesso, e saber organizar o que restar. Isso fez todo o sentido para mim. Lembro que quando pequeno, minha mãe pedia-me para organizar o quarto dela. Eu entrava no quarto, e pegava tudo o que estava desarrumado e arrumava. Pronto! O quarto estava organizado, mas bastava passar umas horas que a bagunça retornava. Naquela época eu não entendia porque aquilo acontecia, mas essa semana, enquanto eu lia A Mágica da Arrumação, entendi que não adianta só pegar as coisas e guardar. Pois, antes disso, o primeiro passo deve ser jogar fora aquilo não tem mais valor ou que esteja só ocupando espaço. Posteriormente, o próximo passo é achar um lugar para guardar o que restou.

O livro fala disso de maneira mais detalhada, visto que ensina a dobrar diferentes tipos de roupas, como organizar livros, revistas, documentos, fotografias e etc. A organizadora profissional ensina-nos os passos para deixar qualquer compartimento do lar arrumado para sempre. Isso mesmo, para sempre! Marie Kondo diz em sua obra que ela NÃO ARRUMA O QUARTO DELA, POIS ELE ESTÁ SEMPRE ARRUMADO. E só duas vezes ao ano dá uma organizada geral e mais detalhada, porém menciona que não há nada fora de lugar em seu aposento. Já li inúmeras obras sobre organização, porém, essa me deixou extremamente surpreendido. RECOMENDO!

NOTA: Esta resenha foi previamente postada no blog Livros e Missão.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial