Resenha: Girl Boss


 
Título: Girl Boss
Autora: Sophia Amoruso
Páginas:248
Editora: Sextante
Ano : 2015
Classificação: 4/5

Sinopse: 
Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.

Girl Boss é uma mescla interessante entre os gêneros biografia e autoajuda. Assim sendo, conta com doses certeiras de confidências, inspiração e motivação. A impressão que a leitura desta obra deixa em nós, leitores, é a de que estamos mergulhando no diário da bem sucedida Sophia Amoruso. Pois, em suas páginas encontramos inúmeras memórias, aprendizados e preciosos conselhos. Sem dúvida alguma se trata de um livro que agrega valor.
Uma coisa que você deve saber sobre mim é que quando ouço não, eu raramente escuto. É preciso ter um tipo especial de teimosia para ser bem-sucedida como empreendedora. E, seja como for, você não recebe o que não pede.
Narrado em primeira pessoa, através de uma linguagem simples, irreverente e bem humorada, Girl Boss desmistifica a suposta simplicidade do sucesso. A obra gira em torno da renomada executiva Sophia Amoruso e de sua empresa. Para aqueles que não a conhecem, Sophia é fundadora, CEO e executiva criativa da Nasty Gal. Sendo, portanto, um dos nomes mais respeitados da moda internacional e uma das empresárias mais bem sucedidas dos Estados Unidos com um empreendimento que ultrapassa os 100 milhões de dólares.

Em seu primeiro livro, a autora relata um pouco de sua infância, a qual diverge bastante do ideal de uma vida promissora à criança em desenvolvimento. Além disso, fatos constrangedores da juventude de Sophia são revelados, tais quais, roubos, rebeldia, ausência de higiene, nomadismo, defeitos de caráter, dentre outros. Assim, nada é omitido, de modo que uma história realística vai tomando forma diante da nossa visão. Uma história comum, cheia de erros e acertos como qualquer outra, mas que carrega aprendizados e muita dedicação. A história de uma moça que se encontrou no seu trabalho, que se esforçou, se empenhou e contou com a determinação para alcançar o sucesso. Eu diria que Girl Boss é um livro que motiva e deixa marcas em seus leitores, principalmente por não pintar uma trajetória perfeita e cheia de purpurina. Pelo contrário, ele mostra o que está por trás da riqueza.
Você tem que trabalhar para conseguir o que quer.
É interessante salientar que o livro é carregado de conselhos e de detalhes sobre a Nasty Gal. Desse modo, a leitura pode acabar sendo um tanto quanto cansativa àqueles que se interessam apenas pela vida da executiva ou que detestam uma pegada mais autoajuda. Porém, de um modo geral, a fluidez da obra é mediana e a Sophia Amoruso revela-se como uma grande fonte de inspiração, principalmente para as mulheres empreendedoras. Aliás, é evidente que o público alvo de Girl Boss é o sexo feminino. Já sob a minha perspectiva, o livro é destinado às mulheres maduras e que buscam sucesso profissional, seja autônomo ou empregatício.

Gostei bastante de Girl Boss, na verdade, sinto que ele me surpreendeu em muitos aspectos e me inspirou do inicio ao fim. Sua narrativa, para mim, deixou a desejar em alguns sentidos como, por exemplo, coerência e profundidade, mas nada disso prejudicou minha boa impressão do livro. Certamente o recomendo para o público alvo. Digo sem medo de errar: vale a pena ler Girl Boss

1 comentários:

  1. Acredita que eu nunca ouvi falar dela? Sou bem desligada do mundo da moda, talvez seja isso... Mas é o tipo de livro que, se aparecesse na minha frente, eu leria. Às vezes acontece isso, né? Os livrinhos aparecem em nossa vida "do nada" e trazem coisas boas. E eu gosto de biografias...

    Parabéns pela resenha!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial